Ir a um museu não tem de ser um programa aborrecido. Bem pelo contrário! Selecionámos, por isso, seis espaços museológicos que os seus filhos vão adorar. Não fique fechado em casa. Pegue nos seus filhos e partam à descoberta dos museus espalhados de norte a sul do país. Mostramos-lhe sete que qualquer criança vai gostar de conhecer sem bocejos, birras nem cansaço inesperado. Neles, os mais pequenos serão surpreendidos e vão descobrir que se pode aprender mais sobre ciência, culinária, matemática, brinquedos, música ou marionetas a brincar.

Há várias exposições interativas e atividades para fazer em família ao fim de semana ou nos períodos das férias. Convencido? Então marque na sua agenda e comece já a preparar as visitas. Depois, aproveite, informe-se sobre as mostras e faça de guia da sua família, surpreendendo-os com conhecimentos e com pormenores que os vão cativar e ficar com (ainda) mais vontade de ver tudo o que há para descobrir e para explorar.

Para as crianças que adoram brinquedos

O Museu do Brinquedo de Seia é um espaço museológico a visitar por pequenos e grandes. Ao todo, são cerca de 4.500 brinquedos portugueses e internacionais do passado mas também do presente que vão agradar a miúdos e graúdos de todas as gerações. Bonecas, carrinhos, triciclos e bolas são alguns dos objetos lúdicos que estão expostos. Este museu está aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h e é grátis para as crianças até aos 3 anos. Para mais informações, consulte o site do museu.

Para as crianças que gostam de ciência

O Visionarium é um museu de ciência interativo, onde é possível realizar experiências e viajar pelas odisseias da terra, da matéria, do universo, da vida e da informação. Situado no Centro de Ciência do Europarque, em Santa Maria da Feira, este espaço está aberto de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h e aos fins de semana e feriados das 14h às 19h. Até aos 5 anos, a entrada é gratuita. Para mais informações, consulte o site www.visionarium.pt.

O Museu da História Natural e da Ciência também merece uma visita atenta. A maioria das crianças tem um fascínio por dinossauros e, neste museu, eles são protagonistas. Os mais pequenos vão ainda aprender como se formou o universo, os princípios da física, a evolução da matemática e entrar numa réplica do Laboratorio Chimico do século XIX. Situado em Lisboa, este espaço está aberto de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h e, ao fim de semana, das 11h às 18h. Quanto a preços, tem um custo de 3 € para os menores de 18 anos e para os estudantes. Para mais informações consulte o site www.mnhnc.ul.pt.

Para as crianças mais curiosas

O Pavilhão do Conhecimento é o sítio ideal para levar este tipo de crianças. Além de visitar várias exposições, normalmente interativas, ao fim de semana podem participar nas atividades no laboratório programadas para a família, onde é possível analisar as consequências de uma maré negra, descobrir o plâncton e construir circuitos elétricos com plasticina. Situado em Lisboa, este espaço está aberto de terça-feira a sexta-feira das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h. Até aos dois anos, a entrada é gratuita. Para mais informações, consulte o site www.pavconhecimento.pt.

O Museu das Crianças vai certamente atrair os mais pequenos. Ciência, história, música e meio ambiente são alguns dos temas deste museu, que é um espaço mágico que desperta a curiosidade dos mais pequenos e onde eles não se cansam de aprender. Todas as exposições do museu são interativas. Este espaço situa-se no Jardim Zoológico de Lisboa e está aberto odos os dias das 10h às 13h30 e das 14h30 às 18h, sob marcação durante a semana. Até aos 4 anos é grátis. Para mais informações, consulte o site www.museudascriancas.eu.

Veja na página seguinte: Uma proposta para crianças que gostam de teatro

Para as crianças que gostam de teatro

No Museu da Marioneta, os mais pequenos podem, como o nome indica, ver marionetas portuguesas, do sudeste asiático e africanas. No último domingo de cada mês, realizam-se as Manhãs Criativas, atividade que possibilita que pais e filhos criem a sua própria marioneta. Situado no Convento das Bernardas, em Lisboa, está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 13h e das 14h às 17h30. Até aos 5 anos, o preço é de apenas 1,5 €. Para mais informações, consulte o site www.museudamarioneta.pt.

4 regras para que os mais novos gostem de museus

1. Leve as crianças desde pequenas a museus para elas se habituarem e selecione-os de acordo com os gostos dos seus filhos.

2. Prepare os mais pequenos para a visita, revendo as regras de comportamento num local público (não gritar nem correr) e dizendo-lhes o que vão ver.

3. Além de verem as exposições, programe a visita de forma a coincidir com atividades do serviço educativo dos museus, nas quais podem participar em família.

4. Se for permitido, deixe os mais pequenos tirar fotografias para depois fazerem uma espécie de reportagem sobre a visita.

Texto: Rita Caetano