Lá por o inverno estar a chegar, não significa que não existam mil coisas com que os mais pequenos se possam entreter. Veja por isso, algumas sugestões de brincadeiras interessantes e divertidas, para alegrar os seus filhos em casa.

Cinema em casa - Alugue um filme que agrade aos mais novos e crie todo o ambiente à volta. Espalhe almofadas pelo chão, apague as luzes ou feche as cortinas para conseguir o ambiente de cinema, aumente o volume e com umas pipocas e Coca-Cola divirta-se em família.

Exposição em casa - As crianças adoram desenhar e para tornar uma tarde mais divertida e fomentar a criatividade e o desenvolvimento dos mais pequenos, peça para que eles façam vários desenhos, aproveite um corredor ou um espaço da casa e coloque os desenhos como se fosse uma exposição. Junto do desenho, coloque o nome do criador e o título e peça-lhes, que expliquem o porquê da sua obra. Tire fotografias e vai ver como além de divertido, ainda ajuda na autoestima dos seus mais que tudo.

Planta para cuidar - Escolha espécies que cresçam rápido, como a cebola e o feijão, para que eles vejam a evolução de dia para dia. Institua uma rotina de cuidados como regar e colocar ao sol. Esta atividade desenvolve no seu filho a responsabilidade, o respeito pela natureza e desperta uma maior atenção.

Acampamento em casa - Arranje um espaço em casa, na sala, ou até mesmo em cima da mesa de jantar e coloque uma tenda, ou simule uma com a ajuda de lençóis. Faça uma cama lá dentro, com sacos de cama, lanternas e um lanche e dê aos seus filhos uma noite divertida e diferente. Conte histórias, brinque com sombras na parede e deixe os mais pequenos ficarem acordados até mais tarde.

Passagem de modelos - Se tem raparigas pequenas proponha-lhes um desfile de moda. Vista-as com peças suas e acessórios e deixe que elas libertem a imaginação na maquilhagem. Faça um concurso e no final atribua um prémio a cada uma.

Decoração de Natal - O natal está a chegar e como a tradição manda, a casa tem que estar decorada a rigor. Peça-lhes ajuda a montar a árvore e colocar a decoração. Como estamos em crise se quiser aproveite e faça uma nova decoração de forma manual. Peça aos mais pequenos para fazer desenhos de natal e enfeites para a árvore, além de ser muito original, sempre consegue distrair os mais novos. Comece já a preparar tudo para terem tempo de fazerem tudo até à chegada do dia de montar a árvore.

Festa do Pijama - A festa clássica das crianças! Convide alguns amigos dos seus filhos para convidar e faça uma pijama party. Filmes, jogos de tabuleiro e sala decorada com cobertores e almofadas, é significado de noite divertida na certa. Não se esqueça e mime-os com um bom lanchinho.

Baú da diversão - Qual é a criança, principalmente as meninas, que não adora vestir as roupas dos adultos? É simples e rende horas de diversão. Separe roupas e acessórios numa divisão da casa e deixe que libertem a sua imaginação. Elas adoram vestir peças que não usam no dia-a-dia sem a ajuda dos mais velhos e por isso, deixe-as divertirem-se e criarem uma maior autonomia.

História corrente - Além de ser bastante divertida, estimula a memória e a criatividade. Desinibe e pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo numa viagem. Comece com o “era uma vez”, e passe para quem está ao lado, para continuar com mais uma frase e continue desta forma. Se tiver tempo, escreva, e no fim leia a história toda..

Dança das cadeiras - Esta brincadeira é antiga, mas desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade dos pequenos. As crianças correm ao redor das cadeiras e quando a música termina, tem que sentar-se. Como sempre falta um lugar, um participante sai fora a cada rodada.

O meu autorretrato? - Com uma folha grande de papel, coloque o seu filho sobre a mesma e desenhe o contorno dele. A ideia é que depois ele complete a figura. Para o ajudar, deixe por perto um espelho para algumas consultas. É uma brincadeira fantástica para os mais pequenos, além de divertida ajuda a criança a perceber melhor o esquema corporal.

Plasticina para os miúdos - Modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina. Eles divertem-se e estimulam a criatividade. Existem diversos moldes para os ajudar a criarem formas pré definidas.

Experiências na cozinha - Eles adoram, por isso só tem de tentar abstrair-se por esses momentos em relação à sujidade em que a sua cozinha irá ficar. Escolha receitas que eles adoram e que possam ajudar, como brigadeiros e bolinhos de coco. Deixe que eles façam as bolinhas e até pode arranjar formas engraçadas, eles vão adorar.

Hora da leitura - Ajude o seu filho a ganhar prazer em ler. Para o ajudar e para ser ainda mais engraçado, simule um espaço aconchegante, com muitas almofadas e edredons, irá ajudar imenso.

Quarto escuro - Pegue numa divisão e tire tudo o que pode magoar ou que seja prejudicial para os mais pequenos e depois, comece com a brincadeira. Esta consiste em apagar as luzes e encontrar esconderijos, enquanto um deles tem de os encontrar. Há sempre um pouco de medo à mistura, mas no final é sempre muito divertido.

Teatro - Promova um teatro com os mais pequenos. Crie uma peça e distribua um papel a cada um, isto vai ajudar os mais pequenos a desinibirem-se e eles vão adorar.

Concurso de dança e canto - Quando somos miúdos alguns dos nossos ídolos são cantores. Organize uma festa em família, em que as crianças possam mostrar os seus dotes de cantores à plateia. É um exercício divertido e que ajuda os mais pequenos na sua comunicação e auto estima.

Fazer presentes de natal - Com a crise, gastar dinheiro em presentes torna-se uma tarefa mais complicada por isso, para não entristecer os mais pequenos, faça-os entender desde cedo, que os bens materiais não são o mais relevante. Para isso, faça rebuçados gigantes, com dois rolos de papel higiénico e coloque bombons lá dentro, e depois faça um embrulho com dois laços nos cantos. Tem mil opções de prendas giras para oferecer.

Stop - Vai precisar de uma folha de papel, um lápis e no mínimo, dois jogadores. A brincadeira é simples: uma vez escolhida a letra, os jogadores preenchem os espaços de cada tema pré-estipulado, como por exemplo animais, marcas, países, entre outros, com nomes começados pela letra selecionada.

Mímica - Basta formar dois grupos e escolher um tema, por exemplo, filmes. Um grupo fala o nome do filme para uma pessoa do outro grupo e este vai à frente e faz o possível para que entendam a sua mímica.

Com tantas sugestões giras, vai ser impossível deixá-los aborrecidos nos dias mais cinzentos.

Leia mais: Desporto ao ar livre em família

Embarque com os seus filhos na aventura