Há diversas frases ou constatações que, passando pelas situações, mudam perante os factos. Não é errado e até é legítimo, pois são as experiências que nos vão moldando e, muitas das vezes, mudando a maneira de estar na vida e de ver as coisas. Com as crianças não é diferente... o que se vê com os filhos dos outros ou aquilo que se pensa face a determinadas atitudes, tende a mudar quando se é pai.

Há de facto várias frases ou pensamentos que todos dizemos antes de sermos pais. Leia alguns dos exemplos:

"Irei educar o meu filho desta forma"

Atribuir uma filosofia de educação antes de ter filhos é como tentar prever o futuro. Todos nós começamos com a melhor das intenções, mas às vezes as crianças não cooperam. Todas as crianças são diferentes, por isso as formas que teremos de adotar para as educar também terão de ser diferentes. Tal como a forma como educa o seu primeiro filho não servirá para o segundo, nem terceiro, nem quarto.

"Não vou deixar que o meu filho veja demasiada televisão"

É um dos grandes enigmas já que muitos pais voltaram com a palavra atrás. Quando a escolha está entre o deixar entretido a ver uns desenhos animados ou termos de abdicar de certas tarefas do dia a dia, a escolha por vezes é inevitável.

"Os meus filhos vão sempre fazer os seus trabalhos de casa sozinhos"

Todos nós já ouvimos histórias de pais que fazem os trabalhos de casa aos filhos, até que chega ao dia em que somos pais e decidimos ajudar tanto que acabamos por fazer quase tudo por eles. Mas não pode ser assim, não se deve ceder.

"Eu não vou gritar com os meus filhos"

Ninguém pensa sequer em gritar com um recém nascido, mas isso não significa que quando eles começarem a crescer e a andar pela casa a fazer asneiras não grite uma ou outra vez com eles. Você vai-se sentir mal depois, mas faz parte da parentalidade. Todos nós quando éramos crianças levámos gritos dos nossos pais por asneiras que fizemos e isso não fez com que gostássemos menos deles.

"Os meus filhos só vão comer comida saudável"

O tipo cliché que todos os pré-pais costumam dizer. Bem, até se pode fazer a tentativa, mas vão existir sempre deslizes. Vão haver dias em que vai ter de lhe dar o tão pedido doce, um refrigerante ou pizza ao almoço.

"O meu filho não vai bater, morder ou dar pontapés"

Crianças, especialmente crianças pequenas, passam todos por uma fase violenta. Até mesmo os melhores pais lidam com um pouco de comportamento antissocial. Tudo isso faz parte do processo de crescimento e aprendizagem do seu filho.

"Eu não vou ser igual à minha mãe"

Esta deve ser a frase feita de todos os tempos! Mas no final de contas quando se é pai percebe-se que as mães tinham razão na maior parte das coisas que faziam ou diziam. Em algum ponto você vai dizer e fazer exatamente essas mesmas coisas.

"Eu vou manter a minha casa limpa"

Sem pilhas de brinquedos e roupa suja em minha casa! Lembra-se de ter feito essa declaração? Lembra-se de como ela durou menos de um dia depois de trazer para casa um recém-nascido? E quando eles começam a crescer... prepare-se!

"As minha amizades não vão mudar"

Por muito boa vontade que se tenha em manter o mesmo círculo social após se ser pai é, sem dúvida, algo que se torna mais difícil. Ter de cuidar de uma criança é um trabalho a full time. Muitas vezes terão de se recusar saídas e jantares com amigos, viagens e por aí fora.

"Os meus filhos vão-se portar bem em público"

Era bom, não era?! Lembra-se daquelas crianças na fila do supermercado ou num centro comercial a chorar e a fazer birras? Você vai tornar-se naquele pai que nem sempre a consegue controlar. São fases do crescimento e é normal na maioria das crianças, por isso aceite e aprenda a lidar com a situação da melhor forma possível.

Apenas lembre-se, a próxima vez que você ouvir alguém que não tem filhos dizer algo deste género, sorria e mantenha a boca fechada. Eles hão de descobrir isso...

Leia também:

Era digital: como educar os filhos