«Vamos Aprender» ensina comportamentos aos mais pequenos

Livro de banda desenhada para crianças será lançado no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Era uma vez uma menina de seis anos que gostava muito de desenhar. Era uma vez uma mãe que gostava de inventar histórias baseadas nos desenhos da sua filha de seis anos. Era uma vez um blogue de divulgação da paixão do seu autor pela banda desenhada. Era uma vez um desenhador que um dia resolveu enviar desenhos para o tal blogue. Era uma vez um editor que nunca tinha editado banda desenhada para crianças.

 

Do encontro de todos eles nasceu o livro Vamos Aprender. Da autoria de Aida Teixeira (textos) e de Carlos Rocha (desenho), editado por Mário Freitas (Kingpin), Vamos Aprender é um livro que ensina, de uma forma lúdica, comportamentos aos seus pequenos leitores.

 

Como nasceu Vamos Aprender

Todas as noites, em 2010, antes de adormecer, Sofia ouvia uma história nova resultante de um processo criativo muito simples entre filha e mãe: a Sofia desenhava um animal e a Aida inventava uma «história de cinco minutos» baseada nesse animal.

 

No Natal desse ano, os desenhos e as histórias foram compilados num livro feito em casa, com capa da autoria do pai Nuno (autor do blogue Leituras de BD), e exemplares desse livro caseiro foram oferecidos como presentes de Natal aos amigos mais próximos da família.

 

Em abril de 2012, o pai Nuno criou a rúbrica «Lugar aos Novos» no seu blogue para que autores que nunca tivessem sido publicados pudessem mostrar os seus trabalhos. O desenhador Carlos Rocha enviou uma história para esta rúbrica; depois mais cinco histórias, entre as quais uma experiência de colaboração com a Aida chamada «O Rato Miguel». Esta experiência correu tão bem que os dois decidiram aventurar-se na criação de um livro.

 

Para tal, Aida Teixeira adaptou seis das «histórias de cinco minutos» criadas para adormecer a filha e Carlos Rocha desenhou as personagens, sempre tendo como base os desenhos da Sofia.

 

A Kingpin entra no processo

Contudo, um livro só resulta com um editor. Foi em Mário Freitas, proprietário da Kingpin, que Aida Teixeira e Carlos Rocha encontraram a coragem de editar um livro de banda desenhada infantil. Aida Teixeira foi ter com Mário Freitas levando uma versão preliminar do livro e este fez a legendagem e a produção do design de capa e interiores. Segundo Mário Freitas, «o lançamento do livro Vamos Aprender é um desafio, pois é a primeira vez que a Kingpin edita e publica um livro neste segmento».

 

Aproveitando o facto de o Dia Mundial da Criança coincidir com o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, Vamos Aprender será lançado no dia 1 de Junho, às 14h30, com a presença de Aida Teixeira, Carlos Rocha e Mário Freitas.

 

Maria João Pratt

 

Mais informações

Leituras de BD

Kingpin Books

artigo do parceiro:

Comentários