Universidade Júnior 2013 com inscrições abertas

A Universidade do Porto abre mais uma vez as suas portas, no verão de 2013, a cerca de 5 mil alunos. O seu filho pode ser um deles.

A Universidade Júnior (U.Jr.) é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para os estudantes do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário. Aqui têm a oportunidade de conhecer as catorze faculdades da Universidade do Porto, assim como várias unidades de investigação.

 

A Universidade do Porto, através do seu projeto Universidade Júnior, proporciona uma ou mais semanas na maior universidade do país, onde os adolescentes poderão sentir um pouco a vida académica e, quem sabe, encontrar o futuro curso.

 

Se o seu filho está entre o 5.º e o 11.º anos de escolaridade, pode juntar-se a milhares de jovens que vão experimentar um Ensino Superior. De segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 18h, poderá participar em diversas atividades e projetos de investigação em áreas tão diversificadas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes ou o desporto.

 

Se viver fora do Porto, não se preocupe: a Universidade Júnior tem um programa de alojamento e atividades suplementares que acompanhará o seu filho entre as 18h e as 9h do dia seguinte.

 

A propina de inscrição tem um custo de 75€/semana e inclui o seguro escolar, os materiais das atividades e as refeições do dia (almoço e lanche da tarde). O alojamento tem um custo de 105€/semana e inclui as deslocações entre o local de alojamento e as faculdades ou unidades de investigação, a realização de atividades suplementares e as refeições do jantar e pequeno-almoço.

 

Estão quase a encerrar as candidaturas para as Escolas de Introdução à Investigação da Universidade Júnior (dirigidas a alunos do secundário) – Ciências da Vida e da Saúde (até dia 7 de junho), Física (até dia 15 de junho) e Matemática (até dia 19 de julho) – programas que favorecem o envolvimento de muitos jovens em projetos de investigação científica, participando a um outro nível, numa das atividades mais empolgantes da vida universitária.

 

Estas escolas oferecem um programa elaborado a um nível mais elevado, cuja participação depende da apresentação de uma candidatura, sendo a seleção efetuada de acordo com o desempenho escolar dos candidatos. Os estudantes selecionados são organizados em pequenos grupos de investigação que, no final da semana, fazem a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos, que são frequentemente de destacar pelo seu rigor, maturidade e qualidade científica.

 

Em Universidade Júnior estão disponíveis todas as informações relativas à forma como a candidatura deverá ser apresentada, bem como todos os documentos necessários.

artigo do parceiro:

Comentários