Segundo nota de imprensa divulgada pela UBI, esta é a segunda edição da iniciativa que tem como mote a frase "Não Desistas" e que está a ser promovida na página “online” da universidade.

"Sabendo-se que o maior entrave ao prosseguimento de estudos são as dificuldades financeiras das famílias, a UBI preparou um ‘site’ com informação sobre todos os tipos de apoios disponibilizados para alunos que ingressem na UBI", é referido.

Entre a informação, destaca-se não só a existência das bolsas da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), como das cerca de 100 bolsas do programa +Superior, a que os futuros alunos da UBI podem candidatar-se, ou do FAS - Fundo de Apoio Social.

É igualmente recordado que há dezenas de bolsas proporcionadas por autarquias, empresas e outras instituições protocoladas com a UBI.

Na página na internet é ainda possível encontrar uma listagem com todas as autarquias do país, com bolsas para os seus munícipes que ingressam no Ensino Superior, algumas delas com ligação eletrónica para os regulamentos.

Segundo a informação enviada à imprensa, ao longo deste ano letivo já foram atribuídas naquela universidade 1.837 bolsas DGES a alunos carenciados, 130 bolsas + Superior, 80 bolsas FAS, 28 bolsas de mérito, 20 prémios escolares, cinco bolsas de autarquias protocoladas e duas de outros organismos.

A instituição recorda ainda que "de acordo com um estudo recente, um licenciado, no final da sua vida ativa, terá ganho mais 1,7 milhões de euros do que um adulto que tenha abandonado a escola após o 9.º ano".