Qualquer medicamento que o seu filho precise de tomar, este tem de ser administrado com muito cuidado. Quando tem de lidar com doses pequenas, mesmo um pequeno extra pode ter grandes repercussões.

Um novo estudo chegou a uma conclusão alarmante: cinco em seis pais estão a dar a dosagem errada ao seu bebé.

Mesmo quando a dosagem era dada sob a supervisão dos investigadores, 84% dos pais cometia pelo menos um erro. E 21% cometeu erros mais significativos, ao duplicarem a dose.

Porque é que isto acontece? Os investigadores do estudo, publicado na revista Pediatrics, pensa que a ferramenta de medição é parcialmente a culpada para estes erros na sobredosagem.

Depois de pedirem a 2.110 pais para medirem nove doses diferentes de medicação (três valores diferentes usados em três ferramentas diferentes), determinaram que mais erros foram cometidos quando se utilizava um copo em vez de uma seringa.

Verter o medicamento ultrapassando a linha de medição recomendada provoca um resultado diferente do que se se cometer o mesmo erro usando uma seringa. Na realidade, os pais tinham quatro vezes mais propensão para cometer um erro usando o copo em comparação com os que usavam a seringa. Também havia uma maior probabilidade de administrar erradamente a medicação quando usavam uma colher de chá.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os medicamentos líquidos sejam doseados em mililitros.