Um em cada dez alunos nunca leu um livro até ao fim

Cerca de 10 por cento dos alunos do secundário nunca leram um livro até ao fim, revela um estudo realizado em 15 escolas secundárias do programa Ler+Jovem.
créditos: LUSA/PAULO NOVAIS

"No ensino secundário, num nível de ensino em que muitos pretendem aceder ao ensino superior, 10 por cento dos alunos nunca leu um livro até ao fim. É um dado que nos deve por a pensar", disse hoje à agência Lusa Leopoldina Viana, da Universidade do Minho e responsável pelo estudo apresentado esta sexta-feira em Lisboa.

O estudo decorre desde 2013 no âmbito da iniciativa Ler+Jovem e será apresentado hoje à tarde, em Lisboa, no primeiro encontro nacional de escolas participantes neste programa.

A ideia é, segundo a responsável, perceber o que é que os alunos leem, onde leem e quais as suas preferências.

Globalmente, adiantou Leopoldina Viana, os alunos leem e, desde que é feito o estudo, não se têm registado grandes variações em termos de leitura.

14% das famílias sem livros em casa

O estudo revela ainda que 14 por cento das famílias dos alunos participantes no inquérito não têm livros em casa e que um quarto dos alunos afirma que não gostava de ler em criança porque tinham dificuldade de compreender o que liam.

"É um dado importante para investir mais na compreensão da leitura nos anos iniciais", disse Leopoldina Viana.

Leopoldina Viana manifestou ainda preocupação pelo facto de o professor como motivador de leitura aparecer em último lugar entre as motivações dos alunos para lerem.

Comentários