Jessica Zucker, psicóloga e especialista em saúde mental reprodutiva e materna das mulheres, criou uma coleção especial de t-shirts e sacos arco-íris, onde se pode ler "mãe" e "bebé". O objetivo é comemorar o nascimento dos bebés arco-íris, após a mãe ter sofrido um aborto, morte fetal ou perda.

A própria Jessica sofreu um aborto, e criou estes modelos na esperança de mudar a forma como se aborda o tema aborto e dar uma interpretação positiva à perda, que pode levar a uma série de emoções difíceis e, muitas vezes, ao isolamento.

"Não devemos ter vergonha das nossas histórias", diz Jessica. "A gravidez após a perda pode ser muito angustiante. Esta coleção também pretende estimular as mulheres que já passaram por essa situação, que lutam para ultrapassá-la e que sabem como é perder um filho", acrescenta.

No site da coleção, a própria Jessica veste uma das suas t-shirts e pretende unir as comunidades de mulheres com experiências semelhantes e motivar discussões inteligentes sobre a perda na gravidez.

"A minha esperança é que as mulheres falem com as suas avós, tias, mães, bisavós e assim por diante, por forma a aprenderem mais sobre as suas histórias reprodutivas, reforçando a comunicação à volta deste tema vital e que não necessitam de ficar à margem", diz Jessica.

A coleção arco íris: