Sete dezenas de alunos de escola de Viana do Castelo vão ver o Papa

Sete dezenas de alunos e professores de uma escola de Viana do Castelo vão participar na audiência com o Papa Francisco e cumprir o "Beija Mão Papal".

"Era um sonho dos alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica estarem perto do Papa Francisco. Depois de muito trabalho, o sonho está prestes a ser concretizado", afirmou à Lusa a professora Maria do Céu Vilela, do agrupamento de escolas Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo.

A deslocação, que vai decorrer entre os dias 27 de fevereiro a 03 de março, está integrada no plano de atividades daquela disciplina e "tornou-se possível graças à mobilização dos alunos, da escola e da Câmara de Viana do Castelo".

"Os alunos angariaram dinheiro realizando várias atividades, desde espetáculos, feiras nas paróquias, na escola e na cidade e venda de rifas", explicou.

A autarquia apoia esta iniciativa, "oferecendo presentes para o Sumo Pontífice, nomeadamente, o livro do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, sepultado no Convento de São Francisco que ergueu naquela cidade, e um Palmito de Viana".

Segundo a docente, a autarquia "vai também assegurar o transporte dos alunos ao aeroporto e de regresso a casa e ofereceu camisolas com o coração de Viana para que, na audiência com o Papa, o grupo de alunos de Viana do Castelo seja facilmente identificado".

Em declarações à Lusa, a vice-presidente do agrupamento de escolas Pintor José de Brito destacou a "mobilização" dos alunos em torno da visita de estudo, garantindo que "nenhum aluno que manifestou interesse em fazer a viagem ficou de fora por causa de falta de dinheiro".

Referiu ainda que além da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, também o professor de História vai acompanhar os alunos que, no regresso, "vão apresentar aos colegas que não foram a Roma a descrição dos monumentos históricos e artísticos que irão visitar".

O agrupamento de escolas vai enviar, igualmente, “um presente personalizado para oferecer ao Santo Padre".

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários