Ser pai está a fazer… engordar!

Afinal, não é só o casamento que leva os homens a ganhar quilos a mais. Um novo estudo fala aponta também a paternidade como causa

Os homens que têm filhos tendem atualmente a engordar mais do que os outros. A garantia é dada por um novo estudo publicado pelo American Journal of Men's Health, nos EUA. Durante a investigação, os cientistas encontraram, pela primeira vez, índices de massa corporal (IMC) superiores em jovens pais, comparativamente a outros homens da mesma idade sem filhos, depois de analisarem os dados de 10.253 homens, recolhidos durante 20 anos, entre 1994 e 2014.

Quando iniciaram o estudo, os participantes no projeto tinham entre 12 e 21 anos. No fim da pesquisa, cerca de 34,5% já eram pais e 80% ainda viviam em casa dos pais. No período analisado, os homens com filhos que não viviam com as crianças registaram, em média, um aumento de IMC na casa dos 0,45 (cerca de 1,5 quilos num homem de 1,80 metros), enquanto que os que já eram pais e viviam com os filhos tinham mais 0,59, o que equivale a cerca de 1,9 quilos num homem com a mesma altura.

Os adultos sem filhos foram os únicos a conseguir emagrecer durante a fase de investigação. Os com mais de 23 anos perderam, em média, 0,2 de IMC, o que corresponde a cerca de 600 gramas num homem de 1,80 metros. Em declarações ao canal de televisão norte-americano CNN, Craig F. Garfield, professor da Universidade Northwestern de Chicago e coordenador do estudo, defendeu as conclusões apresentadas com unhas e dentes.

«Independentemente do tipo de pai que for, o seu peso aumenta sempre depois de nascerem as crianças», assegura o especialista, que não esclarece, contudo, se tal sucede porque os homens passam a ter menos tempo para praticar desporto ou se passam a fazer refeições mais calóricas em casa.

Texto: Luis Batista Gonçalves

artigo do parceiro:

Comentários