Numa altura em que a amamentação tem sido um tema muito discutido em todo o mundo, quer pelos seus benefícios, quer pelo direito à amamentação em público, a Save The Children publicou um quadro onde revela quais os países que mais amamentam no mundo inteiro (os dados são referentes a 2015).

Revela, também, a percentagem de mulheres que o fazem e até que idade amamentam os seus filhos.

Nos primeiros 3 lugares estão a Noruega, com 99% das mulheres a amamentarem os seus filhos e com 80% a amamentar até aos 6 meses, seguida da Eslovénia (97%) e em terceiro lugar a Suécia (98%).

Portugal aparece em 13º lugar com 90% das mulheres a amamentar e 29% que o faz até aos seis meses.

No entanto, Portugal tem apenas uma taxa de 2% de hospitais considerados "baby friendly" comparativamente com a Noruega que possui 79%.

Os três piores países em matéria de amamentação são Austrália, Malta e Estados Unidos que são classificados como "pobres" neste tema.

Apesar da Suécia ser considerada um dos países top 3 em amamentação, recentemente uma mãe sueca resolveu iniciar uma campanha no Facebook a reclamar precisamente mais leis que protejam as mães que amamentam em público. Isto porque Kicki Sahamies, a impulsionadora da referida campanha, já foi ela própria alvo de discriminação por amamentar o seu filho mais novo em público. E considera mesmo que entre o primeiro filho, em 2012, e o último que nasceu em 2015, há atualmente mais pessoas a expressarem uma opinião contra esta prática do que a favor.