Quem tem filhos aprende a ser menos stressado

A maternidade traz benefícios para o controlo do tempo e das emoções.

Quem tem filhos já sentiu na pele como é importante conseguir controlar o tempo e equilibrar trabalho e vida pessoal. Uma investigação da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, mostrou que os adultos que são pais lidam melhor com o equilíbrio de tempo.

 

Para chegar a esta conclusão, os cientistas entrevistaram 600 pessoas que têm filhos e 700 que não têm e perceberam que ter filhos faz com que as pessoas tentem encontrar mais harmonia entre as tarefas do escritório e as obrigações em casa. Entre os entrevistados, 52 por cento dos pais sentiam-se felizes com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – este número cai para 42 por cento entre os adultos sem filhos.

 

«É natural que os filhos nos obriguem a gerir melhor o tempo. Se antes não tínhamos restrições para fazer determinada atividade, agora, precisamos ter maior eficiência nas tarefas para que tudo consiga ser realizado», diz Estela Angelino, especialista em coaching e aconselhamento.

 

Menos stress

Além de saber manobrar o relógio, a investigação mostrou também que os pais são menos stressados. Os estudiosos perguntaram se os participantes sentiam que estavam extremamente ansiosos – 43 por cento dos pais disseram que sim e 54 por cento dos que não tinham filhos concordaram com a questão.

 

A explicação para os pais se sentirem menos stressados tem a ver com a diminuição da auto-cobrança. «Os filhos fazem com que os pais tenham de quebrar vários paradigmas e alguém que se cobrava muito antes da paternidade percebe que precisa encarar a vida com mais leveza para dar conta de todos os imprevistos e surpresas que surgem com uma criança», diz Estela. «É comum que pessoas muito críticas e autocentradas mudem a postura e adotem uma forma mais ligeira de levar a vida depois de ter filhos», completa.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários