Para o ensino privado é apresentado um decréscimo de 16,3% para 12,6% no abandono dos alunos.

Estes valores são apurados com base nos alunos que não são encontrados no sistema um ano após a primeira inscrição e constam nos dados disponibilizados pelo portal Infocursos, uma plataforma informática em que podem ser consultados os diferentes cursos disponíveis no ensino superior e os dados estatísticos associados.

O Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e da Direção Geral do Ensino Superior, informou hoje que estão disponíveis os dados atualizados, que reportam ao ano de 2013/14, e que permitem aos candidatos ao ensino superior terem acesso a “informação relevante para escolherem melhor a formação superior depois de terminado o ensino secundário”.

Entre os dados apresentados no portal está também a taxa do desemprego registada no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), situada em 8,6%.

Dos 146.577 diplomados em 2010-2013 (licenciaturas e mestrados integrados), 12.614 estavam registados como desempregados no IEFP.

De acordo com os dados disponíveis, a maior parte dos alunos (47,5%) ingressou na primeira opção no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, ou seja 20.796 candidatos, enquanto 15,4% acabou por entrar no segundo curso escolhido (6.752 alunos).

Ao fim de um ano, 37.058 alunos (79,5%) continuavam inscritos no mesmo curso e 4.819 abandonaram o sistema de ensino superior nacional.

Houve ainda 2.338 alunos (5%) que estavam inscritos noutro curso no mesmo estabelecimento de ensino e 2.264 alunos (4,9%) que se inscreveram num curso de outra instituição.

“Lançado há um ano, o portal Infocursos teve já mais de dois milhões de visualizações de páginas e 260 mil utilizadores distintos”, revelou o ministério em comunicado.

O portal reúne informação sobre todos os cursos de licenciatura e mestrado integrado ministrados em Portugal e oficialmente registados na Direção-Geral do Ensino Superior à data de 31 de dezembro de 2014.