Quase 30 estudantes receberam alojamento em troca de apoio a idosos

Em seis anos de existência, o projeto de solidariedade Lado a Lado, em Coimbra, já ajudou 27 estudantes, que receberem alojamento gratuito dando em troca companhia e apoio a idosos que vivem sozinhos na cidade.
créditos: PAULO NOVAIS / LUSA

O projeto Lado a Lado, criado em janeiro de 2009, numa parceria entre a Associação Académica de Coimbra e o Centro de Acolhimento João Paulo II, já envolveu, além dos 27 estudantes, 18 idosos, disse hoje à agência Lusa Teresa Sousa, daquela instituição de solidariedade.

Os estudantes recebem alojamento na casa de idosos e convivem com eles, ajudando em pequenas tarefas e acompanhando-os em idas ao médico ou a resolver algum tipo de burocracias.

A iniciativa procura, por um lado, apoiar estudantes com dificuldades económicas e, por outro, combater a solidão a que ficam entregues alguns dos idosos de Coimbra.

Até ao momento, o projeto já recebeu 73 inscrições de estudantes, a maioria do sexo feminino (51), e 33 inscrições de idosos (31 do sexo feminino), informou Teresa Sousa.

Entre as inscrições e a participação no projeto, o Centro de Acolhimento faz "uma avaliação, de forma a que se tenha o perfil indicado e a predisposição necessária para o projeto" e, segundo a responsável, "nem sempre se consegue enquadrar as pessoas".

No entanto, o projeto "tem corrido bem" e o balanço "é muito positivo", sublinhou.

De acordo com Teresa Sousa, houve idosos que “já tiveram mais do que um estudante como companhia" durante os seis anos do projeto e há um estudante que está integrado no projeto desde 2010.

Para a técnica do Centro de Acolhimento, o maior problema é "a falta de inscrições de estudantes", havendo neste momento uma lista de espera de idosos disponíveis para receber estudantes.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários