O programa da PSP “Estou Aqui” arranca este ano com novidades. É o terceiro ano da iniciativa e, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, as pulseiras vão ser ativadas diretamente nas esquadras, avança a TVI.

"Uma das questões que tivemos sempre presentes foi termos entregue um grande número de pulseiras que nunca chegaram a ser ativadas e isso para nós era um problema. Não pelo facto de as pessoas levarem a pulseira para casa e não a ativarem, mas pelo facto de a levarem e utilizarem-na cientes de que estavam a fazê-lo bem e nunca se terem registado", justificou o subcomissário Paulo Flor, porta-voz da PSP, em declarações à referida estação de televisão.

Para conseguir o dispositivo, basta ir ao site do programa "Estou aqui", fazer o registo e escolher a esquadra onde pretendem levantar a pulseira.

"Quando se deslocam à esquadra, o polícia que entrega a pulseira, regista automaticamente a pulseira", indicou o mesmo oficial.

A pulseira tem um código alfanumérico, composto por oito dígitos, pessoal e intransmissível, que identifica uma criança.

O programa está disponível a partir desta segunda-feira, no Dia Internacional da Criança. As pulseiras do ano passado já não servem para este ano.

Em 2013, foram feitas cerca de 24 mil inscrições e, em 2014, o número subiu para 25 mil. Para este ano, que o programa está disponível até final do ano, mais três meses do que nos anos anteriores, a PSP espera distribuir 50 mil pulseiras.