A entrega dos prémios da Missão UP|Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP, dois projetos educativos promovidos pela Galp Energia, decorre hoje no Jardim de Serralves no Porto, sendo os vencedores a Escola Básica das Lagoas, em Ponte de Lima e o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria.

O objetivo da empresa, de acordo com a informação disponibilizada à agência Lusa, é “sensibilizar a comunidade escolar para temas relacionados com as diversas fontes de energia”, estimulando os alunos para os “conceitos de mobilidade sustentável, relacionando-os com a eficiência energética, em casa e na escola”.

Estes dois projetos educativos mobilizaram este ano letivo a cerca de 200 mil alunos, com idades entre os seis e os 15 anos.

A Missão UP|Unidos pelo Planeta é destinada aos alunos mais novos, sendo incentivados a criarem e desenvolverem ações na escola e na comunidade envolvente, enquanto a Missão POWER UP destina-se a jovens dos 10 aos 15 anos e tem como ferramenta principal uma plataforma online com jogos pedagógicos.

A Escola Básica das Lagoas, em Ponte de Lima, foi a vencedora da Missão UP|Unidos pelo Planeta, tendo sido “criadas 12 brigadas positivas, cada uma com um tema diferente e com uma atividade alocada”, tendo sido envolvidos 149 alunos que procuraram abordar todos os temas do projeto.

Já o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria, ficou em primeiro lugar na Missão POWER UP, tendo definido uma reunião semanal às segundas-feiras, com duração de 45 minutos, quando as equipas foram implementando as ações desenvolvidas com base num Plano de Ação.

“Este evento tem como objetivo principal o encerramento do ano letivo, da quinta edição da Missão UP|Unidos pelo Planeta e do ano zero da Missão POWER UP, deixando nas crianças e jovens presentes uma boa memória relativa aos projetos que possam incentivar uma nova adesão e participação no ano seguinte”, refere a empresa.

Os programas educativos dirigem-se aos alunos, mas também aos professores, encarregados de educação e pais, contando com o apoio e parceria institucional da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, a ADENE, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Comissão Nacional da Unesco e a Direção Geral de Energia e Geologia.