Projeto português de música para bebés nomeado para prémio europeu

O projeto da autoria do musicólogo Paulo Lameiro é um dos selecionados para o prémio Young EARopean Award.

O projeto Concertos para Bebés, produzido pela companhia Musicalmente, de Leiria, está nomeado para o prémio Young EARopean Award 2013, cujo vencedor será conhecido em Setembro, na cidade alemã de Osnabrück.

 

Original do professor e musicólogo Paulo Lameiro, Concertos para Bebés foi um dos 15 selecionados de um júri internacional entre 136 projetos de mais de 20 países europeus.
Paulo Lameiro afirmou à agência Lusa que ficou «surpreendido» com a nomeação, uma vez que entre os concorrentes estão «instituições musicais que fazem parte de grandes orquestras, salas de música e concertos».

 

Para o mentor do projeto, esta nomeação vem «reconhecer» o trabalho «nascido numa pequena aldeia de Leiria» e é «mais um fator importante», tendo em conta que Concertos para Bebés nunca recebeu qualquer apoio ou reconhecimento financeiro em Portugal».

 

Os Concertos para Bebés surgiram do desenvolvimento dos projetos Berço das Artes e Músicos de Fraldas. Nos concertos, os bebés são convidados a ouvir e a música é partilhada entre intérpretes e bebés, pais e irmãos, avós e amigos.

 

O prémio Young EARopean Award é uma competição europeia destinada a destacar programas criativos e ideias musicais, que despertem o entusiasmo dos jovens pela música.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários