Entre janeiro e maio, a BIC e a Sair da Casca chegam às escolas do 1º ciclo nos distritos de Aveiro, Braga, Lisboa, Porto e Setúbal.

Dedicado nesta edição ao tema da escrita e da ilustração, o Brincar, Inovar, Colorir incentiva e promove valores de criatividade, inovação e empreendorismo junto dos alunos, através de uma série de atividades lúdicas, desafios com imagens e palavras, e materiais didáticos.

Até maio professores e respetivas escolas receberão quatro newsletters com informação, desafios e conteúdos para o dia-a-dia na sala de aula, de acordo com os temas Criatividade na Escrita e Ilustração. Ainda no âmbito do programa, a BIC irá enviar para as escolas inscritas material de aprendizagem, BIC Learning, e outros produtos BIC. Aos professores irá oferecer workshops de Escrita Criativa de norte a sul do país.

Até abril decorre o Concurso Final do projeto – Colorimos as Palavras -, que consiste na elaboração de uma história ilustrada entre alunos e professores de cada escola e ano. Os vencedores serão premiados com kits de material BIC, canetas de feltro, lápis de cera, lápis de cor e ainda a gama de aprendizagem BIC Learning. As inscrições para o desafio anual devem ser submetidas até ao dia 29 de abril.

Nas edições anteriores o projeto Brincar, Inovar, Colorir acabou por superar as expectativas, demonstrando bons resultados, com centenas de escolas aderentes e milhares de crianças impactadas. Num inquérito realizado pela Sair da Casca, os professores afirmaram valorizar bastante os conteúdos enviados nas newsletters, sendo que mais de 80% consideraram também os prémios e os desafios muito bons. No mesmo inquérito, 92% dos professores admitiram ainda que os workshops se revelaram uma mais-valia complementar ao trabalho, para além de serem uma boa forma de conhecer novos materiais que se adequem às atividades da sala de aula.

O projeto conta com um Serviço Apoio Pedagógico, para esclarecimento de dúvidas, sugestão de ideias e/ou comentários: bic@servicopedagogico.info ou 213 153 066.