Professor cria jogo de tabuleiro que obriga a fazer exercício

Um jogo que resulta da fusão entre jogos de tabuleiro e atividade física foi criado por um professor de Leiria, que quer obrigar as pessoas a saírem do sofá.

Um jogo que resulta da fus

Sporttable Box foi criado por Gil Carpalhoso, um professor de Educação Física de Leiria, que se deparou com a necessidade de encontrar uma solução para os seus alunos do 1.º ciclo quando chovia e não podiam ter aulas na rua.

"Quis criar um jogo que pudesse ser utilizado numa sala de aula. Começou por ser uma ferramenta de trabalho e depois desenvolvi-o para poder ser usado numa componente comercial", conta à Lusa Gil Carpalhoso.

Sempre com os olhos postos na atividade física e movimento, o jogo desenrola-se num tabuleiro com peões, dados e cartas, que lançam desafios físicos à medida que se avança na partida.

Segundo Gil Carpalhoso, o Sporttable Box "resulta de uma fusão entre jogos de tabuleiro e atividade física, com um tema desportivo que concilia estratégias de jogo com divertidos desafios de atividade física".

Em cima da mesa estão vários temas desportivos e cada tema tem quatro categorias que desafiam a "rapidez - não necessariamente a corrida -, força, destreza ou mímica".

Cada carta "tem duas faces, que inclui um desafio, que pode ser de performance ou de confronto com o adversário". Cada vitória obtida pelo participante fá-lo ganhar terreno e aproximar-se do fim do jogo.

Saltar, andar ao pé-coxinho, malabarismos com a mão ou pontaria são exemplos de tarefas que o jogador poderá ser chamado a realizar. "É preciso cumprir o desafio para progredir no jogo", explica.

Gil Carpalhoso salientou que o Sporttable Box "promove a atividade física e combate o sedentarismo". Além disso, "estimula o espírito competitivo da superação, o desenvolvimento da psicomotricidade, da coordenação, do equilíbrio, da orientação", assim como o 'fair play'".

Destinado a crianças a partir dos oito anos, a idade limite só existe se não tiver mobilidade ou estiver impedido de realizar esforços.

Além de ser uma "ferramenta de trabalho para professores de Educação Física e monitores de atividades de tempos livres", o Sporttable Box é também para ser jogado em família ou com amigos.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários