“Prendão” solidário recolhe brinquedos para 167 crianças carenciadas de Viana

Um contentor em forma de presente gigante, designado "prendão", está disponível a partir de hoje em pleno centro de Viana do Castelo para receber brinquedos que a Câmara irá distribuir por 167 crianças carenciadas do concelho.

A iniciativa solidária foi apresentada hoje, em conferência de imprensa, pela vereadora da Ação Social, Ana Margarida Silva que apelou à "forte participação da população".

"O ideal seria conseguirmos mais do que 167 brinquedos porque poderão ser doados muitos brinquedos para bebés e faltarem para outras faixas etárias. O excedente será facilmente escoado para instituições de acolhimento de crianças e jovens do concelho", sustentou.

De acordo com a vereadora as 167 crianças foram sinalizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ), identificadas pelas equipas dos protocolos do Rendimento Social de Inserção ou residem nos bairros de habitação social do município.

A campanha de recolha de brinquedos novos, "ou usados em boas condições", vai decorrer até dia 21 no "prendão" solidário instalado junto ao posto de turismo municipal.

"O posto de turismo municipal criou uma página nas redes sociais para que a população possa ir seguindo o desenrolar da operação de recolha de brinquedos", adiantou Ana Margarida Silva.

Os brinquedos serão entregues pela autarquia na manhã de 23 de dezembro.

A responsável anunciou ainda que desde novembro 2012 o projeto "Coração Solidário" realizou 14 iniciativas que permitiram angariar mais 33 mil euros, montante distribuído por 13 instituições do concelho.

A próxima ação daquele projeto da autarquia é, no sábado, um concerto com os Clã que vai decorrer no Centro Cultural da cidade. A verba angariada reverterá para o Centro Paroquial de Promoção Cultural e Social de Darque.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários