Este verão os portugueses viajaram para o estrangeiro menos e mais barato do que no ano passado, mas em contrapartida houve mais turistas estrangeiros de férias em Portugal, segundo a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
“Este ano, já com o verão, há uma quebra ligeira nas vendas. Sobretudo porque houve menos clientes portugueses a fazer férias no estrangeiro”, afirmou à Lusa o porta-voz da APAVT, ressalvando não poder quantificar aquela quebra uma vez que os dados ainda estão a ser recolhidos junto dos operadores.
Os portugueses que, apesar da crise, foram de férias para o estrangeiro escolheram este ano férias mais baratas do que no ano passado: “Optaram mais por pacotes e combinações mais económicas, e por destinos mais baratos”, acrescentou o porta-voz da associação.
Pelo contrário, nos primeiros oito meses do ano, a APAVT registou mais estrangeiros de férias em Portugal do que em igual período do ano passado, um aumento que se destacou mais nas nacionalidades alemã e inglesa.
“Portugal terá beneficiado de um desvio de turistas com destino ao médio Oriente”, explicou o porta-voz das agências de viagens.
Tal como aconteceu com os turistas portugueses, também os estrangeiros de férias em Portugal procuraram férias mais baratas, segundo a mesma fonte.
Fonte: Lusa
5 de setembro de 2011