De acordo com um novo estudo, o fenómeno, denominado de "preconceito esquerdo", é comum em todo o tipo de mamíferos. Os resultados deste estudo foram publicados na Nature Ecology and Evolution, e onde foram observadas 11 espécies de mamíferos, desde cavalos, baleias e humanos. Todos eles demonstraram uma preferência pelo lado esquerdo, e é o lado direito do cérebro o responsável por tal fenómeno.

"O hemisfério direito do cérebro é o responsável pelo processamento social, como por exemplo, o reconhecimento visual das expressões faciais infantis. A posição de um bebé do lado esquerdo da mãe pode otimizar a monitorização materna, direcionado a informação sensorial predominantemente para o hemisfério direito da mãe", explicam os autores do estudo.

Ou seja, como o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e que o oposto também é verdade, quando segura no bebé à esquerda, o seu hemisfério direito, o tal que é responsável pelo processamento da emoção, faz o reconhecimento facial do bebé mais facilmente.

"Podemos assumir que esta tendência para o lado esquerdo das mães está relacionado com uma maior necessidade de monitorizar a criança quando se encontra num ambiente menos seguro", concluem os autores.