Personagens japonesas no Museu do Oriente

Uma exposição para toda a família até 18 de setembro

“Japão: O Paraíso das mascotes”, uma exposição sobre as personagens animadas criadas no Japão desde os anos 1950, como o Ultraman, a Hello Kitty ou os Pokémon, é inagurada hoje no Museu do Oriente, em Lisboa.
A exposição é inaugurada às 18:30, e às 19:30 realiza-se a conferência “A cultura de animação japonesa através do Pokémon”, proferida pela professora japonesa Kei Suyama.
A conferência e inauguração são de entrada livre, já que às sextas-feiras, a partir das 18:00, não se paga entrada no Museu Oriente.
“Japão: O paraíso das mascotes”, co-organizada pela Fundação Japão e Fundação Oriente com a colaboração da embaixada do Japão em Portugal, fica patente até 18 de setembro.
A mostra, que já passou por países como a Austrália e as Filipinas, traz ao Museu Oriente um “mundo magnífico em que os personagens animados quase são personificados, ganham vida como se fossem pessoas”.
“Esta exposição mostra isso, o contexto em que eles são utilizados como mascotes no Japão”, disse à Lusa a museóloga da Fundação Oriente Sofia Campos Lopes.
“Japão: O Paraíso das Mascotes” tem “uma perspetiva histórica”, já que “mostra a evolução dos desenhos animados desde os anos 1950 à atualidade, e como estes se foram adaptando ao contexto sociocultural japonês, às fases boas e menos boas”.
19 de agosto de 2011

Comentários