Os quatro projetos selecionados pelo programa gerido pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), em parceria com o Conselho das Artes da Noruega e cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, vão ser financiados em cerca de 27 mil euros cada.

"Zyg", da Companhia de Música Teatral, "Hands Full of Shells & Feet Full of Flowers", da d'Orfeu Associação Cultural, "Tales from the Sea", da Academia de Música de Lagos, e "Bacalhau - Tapeçaria Experimental", da Amplitudelíder, foram os projetos selecionados.

"Zyg" é um projeto na área da música, promovido pela Companhia de Música Teatral, em parceria com a Fundação Centro Cultural de Belém e com a companhia de música contemporânea norueguesa Dybwikdans.

Destinado a crianças dos 0 aos 36 meses, tem como objetivo a criação de uma experiência em que a música e a dança se misturam. O projeto, com início marcado para este mês de abril, irá decorrer até 30 de abril de 2016.

"Hands Full of Shells & Feet Full of Flowers", da d'Orfeu Associação Cultural, será desenvolvido de 15 de maio deste ano a 30 de abril de 2016, em parceria com a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora e com a produtora norueguesa Franzisca Aarflot Productions.

Este projeto tem como principal objetivo a criação de uma "performance", de meia hora, para crianças dos 0 aos 3 anos, combinando música, teatro, expressão corporal, dança, movimento e manipulação de marionetas, baseada no folclore e na música tradicionais de Portugal e da Noruega.

Promovido pela Academia de Música de Lagos, em parceria com a escola de educação cultural e artística norueguesa Haugesund Kulturskole, "Tales from the sea" é um projeto na área da música que irá explorar as identidades musicais norueguesas e portuguesas, junto das crianças de três jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, no Algarve.

O projeto "Bacalhau - Tapeçaria Experimental" é promovido pela Amplitudelíder, em parceria com a designer e artista têxtil norueguesa Marianne Laukvik, e irá decorrer em escolas e instituições do Porto e de Felgueiras, com o objetivo de sensibilizar as crianças para questões relacionadas com os recursos naturais, a água, a poluição e os desperdícios.

Cada criança fará a sua tapeçaria em torno do tema do bacalhau. Com, com início este mês, o projeto decorrerá até 24 de março de 2016.