Pedido de pai surdo gera onda de apoio para legendar programas da Disney

O simples desejo de um pai surdo de partilhar uma sessão de desenhos animados com a filha gerou uma onda de solidariedade nas redes sociais que pretende levar a Disney Portugal a legendar os seus programas.

Tudo começou em finais de outubro, quando a filha de cinco anos de Rui Pinheiro, um engenheiro informático, lhe pediu para assistirem juntos aos desenhos animados no canal Disney Junior. Um pedido simples, mas para ele, que é surdo, se revelou difícil, por falta de legendas nos programas.

“Apercebi-me de que os desenhos animados que ela estava a ver não tinham legendas. Como é hábito, sendosurdo, não vou ficar sentado a ver uma coisa que não percebo e então comecei a afastar-me”, conta Rui Pinheiro à agência Lusa.

A menina fez “uma cara triste” e perguntou ao pai porque não se sentava junto dela e foi nessa altura que Rui percebeu a importância daqueles momentos para a filha.

“Aquilo mexeu comigo e decidi colocar um post[mensagem] no Facebook da Disney Portugal” a pedir que legendassem os programas.

Rui Pinheiro defende que a falta de legendas “exclui milhares de crianças surdas” e dificulta o trabalho de outros tantos milhares de pais surdos que têm crianças ouvintes.

Após a mensagem, o assunto tornou-se viral: “Nem pensei que fossem dar alguma atenção, é daquelas coisas que uma pessoa faz quando não lhe ocorre mais nada e acaba por ser a pedrada no charco que gera o tsunami”.

“As pessoas concordavam com o que escrevi, comentavam a sua própria experiência e necessidade de legendas, partilhavam o post, convidavam os ‘amigos’ a fazerem ‘like’” e até fizeram vídeos de apoio”, disse.

A própria Disney respondeu na sua página no Facebook, afirmando que está empenhada “ao máximo” nesta questão “que é transversal” não só à sua comunidade de fãs, como a toda a sociedade.

Comentários