Passar tempo com a família e felicidade dos filhos são as preocupações dos portugueses nas férias

Este verão, mais de 78% dos pais portugueses planeia tirar férias em família, sendo que 73,1% vão privilegiar Portugal como destino de descanso.
créditos: Pixabay

A HomeAway, líder mundial no arrendamento de alojamentos para férias, em parceria com o Institut des Mamans, especializado na investigação sobre a Família, acaba de revelar os resultados de um estudo sobre o comportamento dos pais portugueses no planeamento das férias do verão 2017.

Passar tempo de qualidade com a família (72%), tornar os filhos felizes (57%) e ter tempo para se divertirem, fugindo à rotina do dia-a-dia (47%) compõem o top 3 das principais expetativas dos portugueses para as férias deste verão.

Sofia Dias, responsável HomeAway para o mercado português, comenta que “nos dias de hoje, os pais tentam conciliar da melhor forma possível a vida profissional, a escola, os filhos, as tarefas domésticas e têm poucas oportunidades de partilhar plenamente momentos em conjunto. As férias permitem responder ao desejo mais importante: estarem todos juntos, finalmente com a família”.

Este verão, mais de 78% dos pais portugueses planeia tirar férias em família, sendo que 73,1% vão privilegiar Portugal como destino de descanso. Esta preferência traduz-se na procura de um alojamento no qual podem ficar todos reunidos em família em vez de partilhar espaços com outras pessoas.

Esta tendência é muito importante para os pais portugueses, sendo que 91% dos inquiridos consideram importante e muito importante ter um alojamento privado para ficarem com os seus familiares. Para estes, as férias de verão implicam forçosamente a presença das crianças e do parceiro.

Os pais portugueses planeiam usufruir 8,6 dias de férias e gastar um orçamento médio de 1,015€, tendo em conta o transporte, o alojamento, as refeições e as atividades de lazer, para uma média de agregado familiar composto por 3,7 pessoas.

Sofia Dias comenta: “Quer seja durante as férias de verão, um fim-de-semana ou uma reunião de família, o aluguer de alojamentos para férias fornece aos pais, por um lado uma solução prática e confortável e por outro um espaço íntimo que promove o encontro e a partilha de momentos que vão ficar na memória de todos os presentes.”

Entre as opções de alojamento, os hotéis e o aluguer de casas particulares para férias são das modalidades mais procuradas pelas famílias portuguesas (62.9%), seguidas da estadia em casa de amigos ou familiares (25,3%) e campismo (11,1%).

Veja ainda: Alojamentos insólitos para tirar umas férias curtas (mas diferentes)

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários