Criado pela Viseu Polis há cerca de dez anos com o objetivo de ser o recinto da feira semanal, este espaço beneficiará de uma obra de requalificação e alargamento que vai unir as duas margens do Rio Pavia.

"A vocação deste parque ambiental, de lazer familiar e de prática física ao ar livre será finalmente concretizada", afirmou o autarca.

Na sua opinião, vai assim renascer "um pulmão verde em Viseu, convidativo, bem equipado e seguro".

A empreitada e a instalação de equipamentos, arquiteturas e mobiliário representam um investimento de 452 mil euros, que deve estar concretizado até ao início do verão.

Uma ponte pedonal vai ligar as duas frentes ribeirinhas, permitindo o alargamento do parque à margem esquerda do Rio Pavia.

"Com esta reapropriação reforçaremos a relação da cidade com o seu rio histórico", frisou Almeida Henriques.

O projeto aposta na arborização do parque, sendo feitos investimentos em galerias ripícolas, pomares e bosque e reforçando o ajardinamento e sombreamento, colmatando assim uma das principais lacunas que tem atualmente.

No parque urbano surgirá também o "Monte Viseu", um local que terá funções de miradouro.

No que diz respeito ao equipamento lúdico e desportivo, será criado um labirinto, instalados um parque de slide e campos de basquetebol e disponibilizadas áreas de fitness.

A segurança será reforçada através da iluminação, não estando colocada de parte a possibilidade de, futuramente, a autarquia recorrer a dispositivos de videovigilância.

Um relógio de sol dedicado ao herói Viriato e um painel de grandes dimensões alusivo aos "Direitos das Crianças" são outras das novidades do projeto.