"É difícil ter acesso a novidades, novos produtos, novas ideias, discussões dentro da sustentabilidade e, por isso, achámos que faria sentido organizar um mercado com estas características. E o sucesso da primeira edição e a grande adesão do público provou-nos que estávamos no bom caminho", é assim que Cátia Curica, uma das impulsionadoras do Organii Eco Market, explica como surgiu a ideia de criar um mercado 100% ecológico.

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, este evento eco-friendly vai encher dois pavilhões inteiros na Lx Factory (Lisboa) e contar com muitas novidades, assim como novas propostas de lazer para graúdos e miúdos.

São mais de 20 oradores, 15 palestras, 10 workshops, 11 showcookings, e mais de 80 empresas contemporâneas.

De entrada livre, o Organii Eco Market é pensado para toda a família e vai funcionar entre as 19h e as 23h na sexta-feira, dia 3 de novembro, entre as 10h e as 23h no sábado, dia 4, e das 10h às 19h no dia 5, domingo.

“Para quem gosta de fazer compras originais, aprender a fazer coisas novas, comer bem, e saber mais sobre todo este universo onde o planeta é a prioridade, este é sem dúvida um excelente programa de fim de semana”, afirma Cátia Curica.

Organii Eco Market
Cátia e Rita Curica, impulsionadoras do Organii Eco Market créditos: Ricardo Spencer

Em relação à primeira edição, este ano há um dia extra na agenda, mais um pavilhão e o mercado conta com as seguintes estreias: um Bio Bar, uma zona exclusiva de degustação de iguarias biológicas, onde se pode encontrar também cerveja e vinho biológico; um Espaço “Do it Yourself”, uma área de workshops para quem gosta de aprender e de pôr as mãos na massa; Kids Zone, uma zona totalmente pensada para as crianças, para além da casa Nheko que volta a marcar presença com atividades pensadas para toda a família; a possibilidade de experimentar um jantar Desperdício Zero, uma proposta assinada por Joana Limão (cozinheira e autora do blog Please Consider) com direito a um debate descontraído à sobremesa. Este é mediante reserva e tem um custo de 30 euros, sendo que inclui um com gift zero waste. E, por fim, um sorteio do “maior Eco Goodie Bag do Planeta”.

Mobiliário e home decor, roupa trendy, acessórios de moda, cosmética biológica premium, brinquedos, artigos de puericultura, snacks e alimentos, são alguns dos produtos que vai ser possível comprar no Organii Eco Market.

Na área das palestras, destaca-se o parto na água em Portugal, sistemas de ensino alternativos (como o método Montessori), Jikiden Reiki ou o “yoga, comida do bem & coaching”, também vão ser falados no Organii Eco Market através da participação de oradores de referência. “Love = Sustainability”, por Tim Vieira, a viagem de João Manzarra no mundo do veganismo ou a entrevista à família Varatojo, são algumas das conversas que se adivinham cativantes.

Há cada vez mais um maior interesse dos portugueses pela sustentabilidade

O sucesso da primeira edição provou que há cada vez mais um maior interesse por parte dos portugueses na sustentabilidade, conforme nos explica Cátia: "Tivemos mais de 10 mil visitantes ma primeira edição, o que demonstra que as pessoas começam de facto a ter interesse em soluções e produtos que sejam mais sustentáveis, que sirvam os seus objetivos, que sejam de qualidade e bonitos, mas também amigos do ambiente, dos animais e das pessoas que os produzem".

O evento também foi uma oportunidade de "partilha, onde as pessoas aprenderam, tiveram ideias, sentiram-se entusiasmadas e com vontade de mudar mais um pouquinho na direção de ser mais sustentável".

Em Portugal a oferta deste tipo de produtos ainda é pequena, mas está a aumentar. " Já existe muito interesse, mas os produtores e distribuidores são pequenos e têm pouca capacidade para estar no centro das cidades onde existe maior procura. Vamos com calma, mas seria muito positivo haver um incentivo às empresas sustentáveis e à ocupação de espaços urbanos por este tipo de projetos", revela Cátia.

As famílias podem contribuir para um mundo mais sustentável com pequenos passos. Eis algumas atitudes mais sustentáveis, como sugere Cátia: usar cosméticos biológicos e detergentes ecológicos, comer comida biológica, não usar nada em plástico de utilização única (como palhinhas, garrafas de água, copos de plástico), comprar menos mas melhor. Apoiar projetos, produtos e serviços mais sustentáveis.

"Aos poucos, se todos fizermos a nossa parte, os passos tornam-se gigantes", conclui.

Todas as informações sobre o Organii Eco Market, agenda completa, e outras curiosidades, podem ser consultadas no site do evento: www.organiiecomarket.com.