O Dia do Nariz Vermelho pretende sensibilizar alunos e professores para o trabalho dos Doutores Palhaços nos hospitais e, simultaneamente, angariar fundos para a Operação Nariz Vermelho (ONV).

“Porque estar doente não tem graça nenhuma, recordamos que os donativos permitirão que os Doutores Palhaços continuem a receitar alegria e sorrisos a mais de 40.000 crianças hospitalizadas anualmente”, explica Magda Ferro, Coordenadora de Comunicação e Eventos da ONV.

Este ano a ONV associou-se à Science4You e oferecerá às escolas o jogo “Rir é o Melhor Remédio”, um divertimento de cooperação para jogar com amigos ou família e que é inspirado nos Doutores Palhaços.

Através de várias tarefas, questões e atividades as crianças fazem o percurso pelo tabuleiro “hospital” receitando alegria. Aos jogadores lança-se o desafio de criarem o seu próprio Doutor Palhaço com imaginação suficiente para criarem os seus personagens e que o façam de forma responsável, com materiais reciclados ou reutilizáveis.

O objetivo deste jogo é que se compreenda a importância da solidariedade social mas também do sorriso e o papel que os Doutores Palhaços têm diariamente na vida de milhares de crianças hospitalizadas.

Em 2014, o Dia do Nariz Vermelho permitiu angariar 115.000 euros em donativos, o que, na prática, garantiu a visita semanal de uma dupla de Doutores Palhaços a quatro hospitais durante um ano. A edição o ano passado contou com a participação de 220 escolas, envolvendo mais de 90.000 alunos.

Esta iniciativa é apoiada pela Fundação da Juventude, Lidergraf, MRW e Science4You, contando com o apoio dos seguintes media partners: Meo Kids, Sic K, RFM, Rádio Renascença e Mega Hits.

No site www.diadonarizvermelho.pt lançado hoje, encontra-se disponível toda a informação sobre a iniciativa, bem como fotos da ação em 2014 e um resumo dos resultados alcançados nesse ano.