ONG lança manual sobre práticas positivas no combate à pobreza

"Manual - Práticas Colaborativas e Positivas na Intervenção Social" é lançado amanhã em Leiria

A Rede Europeia Anti Pobreza Portugal (EAPN), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento europeia, lança no sábado, em Leiria, um manual sobre práticas positivas na intervenção social para apoiar os profissionais desta área que trabalham junto de famílias vulneráveis.

 

À agência Lusa, Patrícia Grilo, técnica do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN, explicou que o "Manual - Práticas Colaborativas e Positivas na Intervenção Social" pretende ser “um instrumento de trabalho para profissionais da área social”, de que exemplificou os assistentes sociais, psicólogos, sociólogos e educadores sociais, que “trabalham, sobretudo, com famílias em situação de vulnerabilidade social”.

 

“Pretendemos que os profissionais da área social conheçam e apropriem as abordagens colaborativas e positivas, que sublinham o diálogo, a colaboração, a aprendizagem mútua, o ênfase nas soluções, nas capacidades e competências, mais do que nos problemas e nos défices”, referiu Patrícia Grilo, para quem “estas abordagens permitem, com maior sucesso, envolver as famílias em situação socialmente vulnerável, ajudando-as a superar os desafios que as assolam diariamente”.

 

A técnica adiantou que o manual está estruturado em duas partes, sendo que a primeira “é composta por três artigos que abordam quer a complexidade na intervenção social, quer as abordagens que permitem responder a essa complexidade”.

 

“A segunda parte do manual apresenta e descreve as atividades que integraram o projeto ‘Para além da crise: otimismo, criatividade e capacitação’, da qual resultou este manual, bem como materiais, dinâmicas de grupo e alguns dos exercícios que foram sendo utilizados nas diversas sessões”, adiantou.

 

À pergunta se existem poucos instrumentos de apoio para profissionais da área social, Patrícia Grilo, uma das autoras do manual, referiu que “há muita literatura e investigação”, mas “poucos instrumentos que expliquem e exemplifiquem” como se pode colocar em prática estas abordagens.

 

O projeto "Para além da crise: otimismo, criatividade e capacitação” foi promovido pelo Núcleo Distrital de Leiria em parceria com várias entidades que integram o Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Leiria e associados da EAPN Portugal.

 

Tinha como objetivos “fomentar espaços de participação e interação conjuntos entre os diferentes atores que trabalham na luta contra a pobreza e a exclusão social”, desde dirigentes, técnicos ou pessoas em situação vulnerável, “orientar a intervenção social para uma abordagem centrada nas soluções, nas capacidades e nas competências de todos os atores” e disseminar a iniciativa “através da divulgação do material utilizado nas diversas ações desenvolvidas e publicação de artigos”.

 

Além de Patrícia Grilo, são autoras deste manual, apresentado às 16:00 na Fnac Leiria, Catarina Rivero, Sofia Rodrigues e Liliana Sousa.

 

Por SAPO Crescer/Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários