OMS adverte que depressão é a doença mais frequente na adolescência

Em 2012, 1,3 milhão de adolescentes morreram no mundo

A depressão é a principal causa de doença e de inaptidão entre os adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

"A depressão é a causa predominante de doença entre os adolescentes", afirma um documento da OMS, que destaca que os três principais motivos de morte no mundo nesta faixa de idade são "os acidentes de trânsito, a Sida e o suicídio".

  

Em 2012, 1,3 milhão de adolescentes morreram no mundo. Esta é a primeira vez que a OMS publica um relatório completo sobre os problemas de saúde dos adolescentes de 109 países.

 

Os problemas mais comuns nesta faixa etária estão relacionados com o tabaco, consumo de drogas e bebidas alcoólicas, Sida, transtornos mentais, nutrição, sexualidade e violência.

 

"O mundo não dedica atenção suficiente à saúde dos adolescentes", declarou a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS.

 

Os homens sofrem mais acidentes de trânsito que as mulheres, com uma taxa de mortalidade três vezes superior. A morte durante o parto é a segunda maior causa de mortalidade entre as jovens com idades entre 15 e 19 anos, depois do suicídio, segundo a OMS. Entre 10 e 14 anos, a diarreia e as infeções pulmonares representam a segunda e quarta causas de falecimento.


O documento destaca ainda que pelo menos um adolescente em cada quatro não realizam exercícios físicos suficientes, pelo menos uma hora por dia, e que em alguns países um em cada três é obeso.

 

Por SAPO Crescer com AFP

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários