Obras em escola de Abrantes concluídas pela Parque Escolar

As obras de requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, iniciadas em 2011 e interrompidas em setembro de 2012, vão ser concluídas até sexta-feira, informou hoje a Parque Escolar.
créditos: LUSA

"Os trabalhos de empreitada na Escola representaram um investimento de 14 milhões de euros, valor que reflete uma redução de custos de cerca de 800 mil euros face ao valor de adjudicação", informou ainda a Parque Escolar, em informação enviada à agência Lusa.

Os trabalhos de requalificação e ampliação da Escola Secundária Manuel Fernandes implicavam, inicialmente, um investimento global de 15 milhões de euros e um período de intervenção de cerca de 18 meses, tendo a empreitada sido suspensa há cerca de três anos devido a "dificuldades de financiamento" com que a empresa pública Parque Escolar se confrontou no final de 2011, após conclusão da primeira fase.

As obras foram retomadas em julho de 2014.

Durante os últimos quatro anos, metade da escola funcionou em 30 monoblocos alugados, que serviram de salas de aula e gabinetes para serviços administrativos.

Aquele equipamento educativo, que no último no letivo foi frequentado por cerca de 800 alunos e 120 professores, vai estar disponível para o próximo período escolar e passará a ter 40 salas de aula, quatro salas de tecnologias de informação e comunicação, seis laboratórios, sete salas de artes, um núcleo oficinal, uma sala de artes performativas, uma sala de música, uma biblioteca, um auditório, cinco salas para docentes, refeitório e bar, um ginásio coberto e dois campos desportivos exteriores.

A Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes foi construída em 1959, originalmente como colégio privado, tendo só mais tarde passado a instituição pública.

A requalificação levada a cabo pela Parque Escolar "procurou manter o edificado existente, adaptando-o ao programa educacional da Escola e às condições de qualidade e conforto exigidas, reordenando o espaço escolar de forma a torná-lo mais funcional".

Além de Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, a Parque Escolar requalificou, até ao momento, sete escolas no distrito de Santarém: Secundária de Benavente, Secundária Jacôme Ratton (Tomar), Básica e Secundária de Ourém, Secundária Sá da Bandeira, Secundária Dr. Solano de Abreu e Básica e Secundária de Salvaterra de Magos.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários