Novo teste permite saber sexo do bebé após as 8 semanas de gravidez

Chama-se Teste do Sexo Fetal e não implica quaisquer riscos nem para a mãe, nem para o bebé.

Muitos pais esperam ansiosamente pelos três/ quatro meses de gravidez, para saberem qual o sexo do bebé. Agora, um novo teste permite satisfazer a curiosidade dos pais logo após as 8 semanas de gravidez.

O Teste do Sexo Fetal implica um procedimento simples, sem riscos associados para a mãe ou bebé, uma vez que requer apenas uma pequena amostra do sangue da grávida.

Durante a gravidez, uma pequena quantidade de células do bebé, assim como de material genético, passa para o sangue da mãe. Este exame permite detetar pequenas quantidades de ADN fetal em circulação no sangue da grávida. Sabendo que o sexo masculino se define pela existência de um cromossoma x e de um cromossoma y e que o sexo feminino pela existência de dois cromossomas x, se existir material genético do cromossoma y no sangue da grávida, terá de ser proveniente do feto do sexo masculino. Já a identificação de um feto do sexo feminino é feito por exclusão, ou seja, pela ausência de material genético do cromossoma y no sangue da grávida.

Este teste custa 95 euros.

Comentários