Novo centro escolar de Leiria vai acolher 600 crianças

O maior centro escolar do concelho de Leiria, investimento de 4,2 milhões de euros projetado para a União das Freguesias de Marrazes e Barosa, vai ter capacidade para 600 crianças, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.
créditos: LUSA

Segundo a vereadora com o pelouro da Educação, Anabela Graça, o futuro centro escolar vai ter 16 salas para o 1.º ciclo e mais oito salas para a educação pré-escolar, para 400 e 200 crianças, respetivamente, tendo o município obtido parecer favorável do Ministério da Educação e Ciência.

“Foi aberto procedimento para o concurso de projeto de especialidades” e a obra será submetida a financiamento do Portugal 2020, afirmou Anabela Graça.

A vereadora explicou que no futuro centro escolar – o sétimo do concelho – passam a estar integrados os jardins-de-infância de Outeiros de Gândara, Janardo, Bairro das Almuinhas e n.º 2 de Marrazes, além da escola básica n.º 1 de Marrazes.

Com esta obra, as escolas do 1.º ciclo de Gândara dos Olivais, Sismaria da Gândara, Marinheiros, Quinta do Alçada e Pinheiros passarão a regime normal.

“O novo centro escolar dos Marrazes vai permitir eliminar o desdobramento de horário nas restantes escolas do 1.º ciclo, pelo que a proveniência dos seus futuros alunos é, sobretudo, do resultado desta medida”, esclareceu Anabela Graça.

Além deste investimento, a Câmara de Leiria, presidida por Raul Castro, prevê também no próximo ano requalificar, ampliar e apetrechar quatro escolas do 1.º ciclo – Bajouca, Bidoeira de Cima, Caxieira e Machados -, sendo o investimento total previsto de 1,8 milhões de euros.

Comentários