Nova vacina contra a meningite custa 400 euros

Preço da vacina é de 98 euros por dose

Em comercialização há cerca de dois meses, a nova vacina antimeningocócica tipo B já começa a ser aconselhada pelos pediatras, como forma de prevenir uma infeção com uma prevalência baixa, mas que pode matar em poucas horas ou deixar sequelas graves.

 

A notícia é avançada pela edição impressa de hoje do Jornal de Notícias.

 

A Comissão de Vacinas, órgão da Sociedade de Infecciologia Pediátrica (SIP) e da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), admite a sua administração a lactentes, crianças e adolescentes.

 

Numa recomendação sobre vacinas da SPP, o fármaco é considerado seguro e constitui a "única forma de proteção contra a doença invasiva meningocócica tipo B". 

 

A vacina tem uma eficácia comprovada de 80% na Europa, mas o preço (98 euros por dose) será uma dor de cabeça para muitas famílias. Esta nova vacina não é até ao momento comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde português.

 

A taxa de incidência da meningite B em crianças com idade inferior a quatro anos é de 20 a 50 casos por 100.000 habitantes, em países desenvolvidos. Entre 8 a 10 por cento dos casos são fatais e cerca de 20 por cento das crianças sofrem sequelas graves.

 

Em Portugal, os dados epidemiológicos mais recentes indicam que, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011, registaram-se 85 casos de doença invasiva meningocócica.

 

Por SAPO Crescer

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários