A entrega de 40 tablets, formalizada esta semana pelo presidente da Câmara, Gil Nadais, e pela vereadora da Educação, Elsa Corga, marca o início do projeto-piloto “Águeda Educação+”, promovido pela autarquia.

O projeto agora iniciado com uma turma do 5.º ano e outra do 6.º ano, visa dotar as salas de aula “com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino.

“Pretende-se com o projeto-piloto Águeda Educação+ desenvolver um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e das tecnologias, assegurando a eficiência e evidenciando a evolução da qualidade do ensino e da aprendizagem, como resultado do uso do novo modelo pedagógico e tecnológico”, explica uma nota da autarquia sobre a ação.

Os professores das duas turmas tiveram formação específica para a nova realidade em sala de aula, de forma a poderem explorar com os alunos as potencialidades oferecidas pelas novas ferramentas tecnológicas.

As tecnologias de informação aplicadas à Educação permitem implementar novos modelos de ensino e aprendizagem, em sala de aula e em casa, envolvendo os encarregados de educação, com recurso a conteúdos digitais multimédia e plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem.

“Trata-se de um conjunto de ferramentas que permitem criar um ensino de nova geração, que se pretende muito mais eficiente e que caminhe na direção de um ensino que potencialize todas as capacidades das crianças e dos jovens e os prepare para os desafios do mundo atual”, destaca a autarquia.