Quando a mulher está no período fértil existem uma série de transformações físicas que o evidenciam, como por exemplo: o rosto aparenta ser mais atraente, os olhos podem parecer maiores, os lábios mais vermelhos e a pele fica mais brilhante. Tudo por causa das hormonas que nesta fase percorrem o nosso corpo de forma mais intensa.

Devido a estes sinais, um estudo feito na Suíça, conseguiu provar que as mulheres conseguem detetar uma mulher que está no período de ovulação apenas olhando para o seu rosto.

A razão porque as mulheres têm esta capacidade prende-se com o facto de quererem afastar possíveis rivais férteis dos companheiros, dizem os especialistas envolvidos no estudo.

Investigadores da Universidade de Berna, na Suíça, pediram a 160 mulheres para escolherem entre fotos de mulheres a ovular e mulheres que não estavam a ovular, com o objetivo de encontrarem a que aparentava ser mais atraente. De seguida, outras 60 mulheres foram convidadas a escolher o rosto mais atraente, e dizer qual a mulher que achavam que poderia roubar o seu parceiro.

As mulheres das duas experiências não identificaram uma mulher mais ou menos atraente, mas as que estavam a ovular eram apontadas como as que tinham mais probabilidade de roubar o parceiro.

"A investigação através das espécies demonstra que as perceções sociais, cognitivas e comportamentais podem temporariamente mudar em resposta à ovulação, e que estas mudanças podem melhorar a aptidão reprodutiva dos indivíduos", concluem os investigadores do estudo.