Ministério felicita aluno de escola de Aveiro por medalha nas Olimpíadas de Química

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) felicitou esta segunda-feira um aluno da Escola Secundária Mário Sacramento, de Aveiro, pela conquista de uma medalha de bronze na 47.ª Olimpíada Internacional de Química, que se realizou em Baku, Azerbaijão.
créditos: NUNO ALEGRIA / LUSA

Além do medalhado Ricardo Alexandre Santos, integravam ainda a equipa que representou Portugal, os alunos Maria Neves Carmona, do Colégio Luso-Francês, no Porto, Henrique Rui Aguiar, da Escola Secundária José Estevão, em Aveiro, e Francisco Manuel Marques, da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra.

No comunicado, o MEC refere que “este foi o melhor resultado de sempre” do nosso país nas Olimpíadas Internacionais de Química, num total de 292 estudantes finalistas do ensino secundário provenientes de 75 países.

A preparação da equipa de estudantes que representa o país na Olimpíada Internacional de Química está sedeada no Departamento de Química da Universidade de Aveiro desde 2002, e conta com a colaboração de uma equipa de docentes de diferentes áreas da Química.

As Olimpíadas de Química são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química com o patrocínio do MEC, Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Aveiro.

Segundo o MEC, estas olimpíadas “visam dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas e secundárias, proporcionar a aproximação entre as escolas e as universidades e despertar o interesse pela Química, cativando estudantes para carreiras científico-tecnológicas”.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários