A iniciativa marca o arranque do Projeto Missão Ciência e Arte, uma parceria entre a Universidade de Évora (UÉ) e a câmara municipal, em colaboração com os agrupamentos de escolas da cidade, que vai decorrer ao longo deste ano.

Este projeto mais vasto, explicou esta quarta-feira a UÉ, pretende “transmitir o que é a ciência e o que fazem os cientistas, estimulando nos mais jovens o gosto pela descoberta, nas mais diversas áreas do saber, das artes às ciências e às letras”.

O “pontapé de saída” da parceria vai ser dado, na quinta e na sexta-feira, com o evento “Encontra-te com a Ciência”, que engloba mais de 30 atividades em diferentes áreas científicas.

O programa, preparado pela Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, vai transformar o Polo da Mitra da universidade alentejana, a alguns quilómetros da cidade, num “laboratório científico”, indicou a academia.

Os jovens “cientistas por um dia”, estudantes do básico e secundário, das mais de 10 escolas aderentes, vão poder passear na Herdade da Mitra para observação, coleta e identificação de fungos (cogumelos) ou aprender a cultivar uma horta ecológica numa hora.

Outras das ações propostas, entre muitas outras, convidam os alunos a descobrir cores mágicas em solução e mensagens misteriosas ou a conversar sobre pinguins, com a partilha de histórias e de atividades desenvolvidas por cientistas na Antártida.

No âmbito do projeto entre a UÉ e a Câmara de Évora, a “um ritmo crescente” até ao final deste ano, vão ser realizadas outras iniciativas, nomeadamente conversas com cientistas, oficinas criativas ou blocos de ciência preparados para estimular o espírito científico nas mais diversas faixas etárias.

Também a Escola de Artes da UÉ abriu portas aos alunos de diversas escolas secundárias do Alentejo, promovendo aulas abertas e oficinas em torno da Arquitetura, Artes Cénicas, Música e Artes Visuais e Design.