Microsoft e Jardim Zoológico apresentam nova forma de aprender

A Microsoft Portugal e o Jardim Zoológico de Lisboa acabam de lançar o Kids Experience@Zoo, uma iniciativa que pretende estimular a aprendizagem através da tecnologia, ajudando as crianças a explorar o mundo que as rodeia.

Dirigido a crianças do 1º ao 3º ciclo, o Kids Experience@Zoo está integrado nos programas educativos do Jardim Zoológico, gratuitos para as escolas a nível nacional e que decorrem durante todo o ano letivo.

A iniciativa contempla um conjunto de atividades, adaptadas às idades dos visitantes, que servem de elo de ligação entre a escola e o mundo real. O Kids Experience@Zoo permite também envolver os mais pequenos numa aprendizagem divertida sobre a vida selvagem, os animais, o Homem e a Terra.

Uma iniciativa desenvolvida à medida do público infantil

As atividades estão organizadas em três sessões, “Os seres vivos e o meio ambiente”, “Diversidade dos seres vivos” e “Biodiversidade e Ecossistemas”, dirigidas aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, respetivamente.

“Os seres vivos e o meio ambiente” desafia os mais pequenos a aprender mais sobre o papel dos animais na vida do Homem ao longo dos tempos, das culturas e tradições; a distinguir os animais domésticos dos selvagens; a aprender e conhecer as suas características e comportamentos em família, como se alimentam, quais os sentidos mais desenvolvidos em cada espécie, quais as suas cores e sons. Estes são alguns dos objetivos das atividades dirigidas às crianças do 1º ciclo.

Diversidade é o mote da sessão dirigida aos alunos do 2º ciclo e onde se pretende promover a aprendizagem sobre os diferentes habitats, reprodução, revestimento, locomoção, regimes alimentares e classificação das espécies. Para os alunos do 3º ciclo, a biodiversidade e os ecossistemas são os grandes temas de reflexão em que se pretende desenvolver uma visão sistémica da Natureza e de como contribuir para a sustentabilidade da Vida na Terra.

Durante as diferentes sessões os alunos terão acesso a um conjunto de ferramentas da Microsoft, que não só os ajudam a saber mais e a partilhar as suas descobertas com os colegas, como tornam o processo de aprendizagem mais simples e divertido. Para tal, os alunos terão acesso ao Windows 8 e ao Microsoft Office 2013, bem como a diferentes ferramentas tecnológicas e Apps, para que possam exprimir criativamente as suas ideias, emoções, sentimentos, mas também para que possam aprofundar os seus conhecimentos sobre os temas abordados na visita ao Jardim Zoológico.

O objetivo destas atividades é mostrar como a tecnologia e, em concreto, os dispositivos com Windows 8 tornam simples a pesquisa, a recolha de informação, a criação e a partilha de trabalhos, desenvolvendo as capacidades de trabalho em grupo, colaboração e resolução de problemas.

A iniciativa tem na sua origem o programa Microsoft Kids Experience, pensado e desenvolvido pela Microsoft em Portugal com o objetivo de tornar a tecnologia acessível a todos, dotando em particular os mais jovens de uma maior compreensão sobre este universo e de como as tecnologias de informação os podem ajudar a melhor conhecer o mundo que os rodeia.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários