Metade dos alunos do 9.º ano sabe menos de Inglês do que o exigido no 7.º ano

Apenas um em cada quatro estudantes do 9.º ano teve uma nota correspondente ao seu nível de ensino

Quase metade (47%) dos alunos do 9.º ano que fizeram o teste de inglês ‘Kids for schools’ demonstraram ter conhecimentos da língua inferiores aos exigidos no 7.º ano, segundo dados do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

 

Apenas um em cada quatro estudantes do 9.º ano (25%) – para quem a prova foi obrigatória - teve uma nota correspondente ao seu nível de ensino (B1) no teste "kids for schools", realizado pelo "Cambridge English Language Assessment", revelou hoje o presidente do IAVE, Hélder de Sousa.

 

O teste realizado no final de abril, por cerca de 101 mil alunos, foi desenhado para um nível A2, o que equivale, globalmente, aos conhecimentos que os estudantes portugueses devem ter no 7.º ano de escolaridade.

 

Cerca de 20% conseguiu atingir o nível (A2) e apenas 25% dos estudantes chegou ao nível B1, que corresponde aos conhecimentos exigidos no 9.º ano do ensino de inglês em Portugal, segundo os mesmos dados do IAVE.

 

Este teste era obrigatório para todos os alunos do 9.º ano e opcional para os estudantes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos.

 

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários