Tudo começou quando diagnosticaram a Nonnie, avó de Scout Larson, cancro da mama. «Procurámos uma maneira de manter as nossas cabeças ocupadas durante aquele tempo particularmente difícil», explicou já publicamente Ashley Larson, mãe da criança de três anos protagonista deste projeto. Quando o cabelo de Nonnie começou a cair, Scout Larson ficou muito apreensiva e preocupada e a progenitora sentiu necessidade de aliviar este sentimento e, ao mesmo tempo, ensinar-lhe o quão lutadoras podem ser as mulheres.

Foi então que se lembrou de escolher mulheres «famosas e ferozes», como lhes chamou. Fizeram juntas uma lista de pessoas e falou-lhe um pouco sobre cada uma delas. Selecionaram, depois, as fotos que queriam repoduzir e trabalharam no projeto durante quase um ano. Período que compreendeu a cirurgia, diagnóstico, tratamento e mastectomia da avó, diagnosticada com a doença que mais aflige as mulheres em abril de 2016.

Depois de seis sessões de quimioterapia intensa, entre junho e setembro daquele ano, a matriarca teve de ser sujeita a uma nova mastectomia. Mas Scout e Ashley continuaram o seu projeto que, no final, compreenderia um livro de imagens da neta para a avó. «Escolhemos algumas mulheres que Nonnie admira e alguns heróis da Disney da preferência de Scout», afirma a mãe da pequena.

O que a mãe ensinou à filha

A reação da avó da criança às imagens superou as expetativas das mentoras da iniciativa. «Todo este projeto foi uma dádiva de Deus para mim e para elas. E poder mostrar o resultado final à minha mãe foi impagável. Cada minuto que passamos, o planeamento, a gravação, a edição… Valeu 100% a pena!», assume Ashley Larson.

Depois de Nonnie se ver livre da doença fez, também, parte do projeto. «Ela tinha que entrar nas fotografias. Ela é uma grande inspiração e estamos tão felizes de tê-la nas nossas vidas. Ela é a nossa heroína!», desabafa a mãe da pequena, que admite ter aprendido tanto ou mais do que a filha com este projeto.

«Quero verdadeiramente que Scout seja capaz de olhar para trás e perceber que as mulheres são tão fortes como qualquer homem e que venha a sentir orgulho naquilo em que se há de tornar. Irei incentivá-la ferozmente a tornar-se exatamente na pessoa que ela quiser ser. Aconteça o que acontecer», promete a mãe da estrela das fotografias que, entretanto, já se tornaram virais.

Texto: Eva Falcão