Mariana Carreira: "Não conseguimos imaginar a dor da perda de uma criança"

Mariana Carreira é diretora executiva da Make-A-Wish Portugal, uma organização sem fins lucrativos que realiza desejos a crianças que sofrem de doenças que colocam a vida em risco. Fomos conhecer o trabalho desta instituição que já realizou 457 desejos em Portugal.

SAPO Lifestyle (SL): Como se lida com a doença de uma criança?
Mariana Carreira (MC): Na Make-A-Wish Portugal apenas se lida com a doença da criança no início do processo da candidatura a um desejo. A doença da criança é um dos critérios de elegibilidade e por isso temos que inevitavelmente conhecer o estado clínico da criança. A partir do momento em que verificamos que a criança sofre de uma das doenças elegíveis pela Make-A-Wish, focamos todos os nossos pensamentos e esforços em tudo o que podemos levar de positivo para que aquela criança não tenha de lidar com a doença durante pelo menos um momento.

SL: Como é que uma família com uma criança doente pode pedir a vossa ajuda?
MC: A maior parte das famílias chega até à Make-A-Wish através do hospital, no entanto, qualquer criança pode efetuar a sua candidatura a um desejo através do site www.makeawish.pt. O formulário "Candidatura a um Desejo" que deve ser devidamente preenchido e assinado pelos encarregados de educação da criança e assinada pelo médico assistente. Posteriormente, é verificada a elegibilidade da criança tendo em conta os critérios da idade e da doença. Para serem elegíveis pela Make-A-Wish Portugal, as crianças devem ter entre os 3 e os 18 anos (a candidatura deve entrar antes da criança completar os 18 anos) e sofrer de uma doença que conste na lista de doenças elegíveis pela Make-A-Wish. As respectivas doenças têm como característica transversal colocarem em risco a vida da criança.

SL: A Make-A-Wish está em Portugal há mais de sete anos. Qual é o grande desafio da instituição?
MC: Atualmente o grande desafio da Make-A-Wish é ter capacidade de resposta a nivel financeiro e de recursos humanos para realizar os desejos de todas as crianças elegíveis pela Make-A-Wish em Portugal.

SL: Quantos desejos já realizaram? 
MC: Até hoje a Make-A-Wish já realizou 457 desejos, 135 dos quais durante o ano de 2014. Estamos a caminho dos 150 desejos realizados em 2014, o que significa um constante crescimento da nossa partilha de alegria com crianças gravemente doentes.

Comentários