Fonte da câmara disse esta sexta-feira à Lusa que o equipamento se situa na freguesia de Vila Boa do Bispo e representou um investimento municipal de cerca de 150 mil euros.

O centro de bem-estar surge depois dos protestos de algumas dezenas de populares, que chegaram a manifestar-se junto aos paços do concelho contra a localização daquele equipamento previsto inicialmente para a freguesia de Tabuado.

O Centro de Bem Estar Animal do Marco de Canaveses vai funcionar em parceria com a Animarco, associação que recolhe e trata animais abandonados no concelho há dez anos.

O novo equipamento ocupará 2.500 metros quadros e conta com duas áreas distintas, uma destinada à Animarco e outra à câmara municipal.

Caberá autarquia, através do veterinário municipal, a análise e possível recolha dos cães e gatos. A Animarco promoverá a adoção dos animais.

O espaço destinado à associação conta com zona de receção e loja, espaço para adotantes, sala de veterinário, com espaço para banhos, sala de quarentena e gatil.

No exterior do edifício estão 36 boxes e zona de ginásio, no interior ficam oito boxes destinadas à maternidade.

Na parte destinada à autarquia, foram criadas instalações para o veterinário municipal, uma receção e um gabinete médico com sala de observação.

O equipamento conta com vigilância 24 horas.

Atualmente, a Animarco tem um abrigo com cerca de 150 animais, em Vila Boa de Quires.

O novo equipamento vai acolher esses animais e conseguirá dar resposta a mais 50.