Mais de 15 mil peças de fruta vão ser oferecidas nas escolas até ao final do ano letivo

A APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil anunciou quais as turmas escolhidas para beneficiar da «Missão 1 Quilo de Ajuda 2016/2017», o fundo de inclusão social destinado ao reforço alimentar do lanche diário dos alunos mais carenciados do país.
créditos: @Agência Zero

Para garantir o acesso diário a este alimento essencial para a saúde das crianças, a iniciativa solidária «Missão 1 Quilo de Ajuda» integrada no projeto pedagógico «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» vai chegar a partir de hoje a 20 turmas, de norte a sul do país, distribuindo cabazes gratuitos, somando mais de mil porções de fruta entregues a cada semana até ao final do ano letivo 2016/2017.

A fruta distribuída nestas escolas é «fresca, da época, adquirida localmente e cada aluno recebe no mínimo uma peça de fruta por dia, para comer no lanche da manhã ou da tarde» clarificou Mário Silva, Presidente da APCOI, acrescentando ainda que “no ano letivo anterior, através da «Missão 1 Quilo de Ajuda» a APCOI conseguiu apoiar 10 turmas compostas marioritariamente por alunos carenciados e este ano conseguiu duplicar o número de turmas beneficiárias, graças ao apoio de algumas empresas solidárias.

Mas esta missão só termina quando todas as crianças em Portugal que chegam à escola de barriga vazia e que não trazem lanche por dificuldades financeiras da família recebam este apoio.”

Assim, para que nenhuma criança em situação de carência alimentar fique por ajudar, os portugueses podem juntar-se a esta importante causa. Para isso, basta entrar no site www.heroisdafruta.com e participar na votação solidária que está a decorrer até às 23h59 do dia 10 de março de 2017. Cada voto em qualquer hino dos Heróis da Fruta criado pelas escolas reverte na totalidade como donativo para a compra de cabazes para a «Missão 1 Quilo de Ajuda».

Os benefícios da fruta nas crianças:
- Melancia é ótima para hidratar, principalmente nas estações do ano mais quentes, além de ser rica em potássio.

- Melão é rico em fibra, potássio, cálcio, ácido fólico, zinco e Vitaminas A e E.

- Morangos potássio, magnésio e Vitaminas C, A e E.

- Banana, alimento nutritivo, ajuda no crescimento e contribui com grandes doses de energia.

- A maçã é rica em fibras e baixa em calorias.

- A pera é outro dos alimentos que contribui para uma boa hidratação.

Veja também: Consumo de fruta na gravidez melhora desenvolvimento cognitivo do bebé

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários