O Dia do Pijama é uma iniciativa promovida pela Mundos de Vida, instituição de solidariedade social, e, disse à agência Lusa o seu presidente, Manuel Araújo, pretende alertar a sociedade para o número de crianças institucionalizadas em Portugal que têm direito a crescer em família “num ambiente de felicidade, amor e compreensão”.

 

“Os momentos de pijama lembram momentos de família pelo carinho, pela história que se lê à noite, pela cumplicidade, pelo aconchego, pela ternura. Pegando nessa ideia, quisemos conquistar as crianças, que também gostam de vir para a escola de pijama, e levar a família e a sociedade, a interrogar-se por que é que a criança vai assim vestida”, explicou Manuel Araújo.

 

O presidente da Mundos de Vida lembrou que em Portugal “há mais de 8.500 crianças separadas dos pais que vivem em instituições” e que deveriam ter direito a crescer numa família, ideia que está assinalada no preâmbulo da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, que se assinala precisamente a 20 de novembro.

 

“Não queríamos que fosse uma festa de pijama, isso não tinha interesse nenhum, já que não se trata somente de uma atividade lúdica, pretendemos sim que seja uma iniciativa com três vertentes: educativa, solidária e lúdica”, frisou Manuel Araújo.

 

Desta forma, no dia 20 de novembro mais de 100 mil crianças, com idades até aos seis anos, vão de pijama para a escola, onde este ano podem ouvir uma história criada para o evento deste ano, “O Segredo dos Sabonetes”, que fala sobre amor.

 

Num ‘kit’ enviado para os estabelecimentos de ensino que aderiram à iniciativa, as crianças podem encontrar uma caixinha de papel, com a forma de uma casinha, que será um mealheiro para juntar os donativos que recolherem.

 

“Com 100 mil crianças envolvidas facilmente se chega a um milhão de pessoas”, afirmou Manuel Araújo, salientando que o mealheiro vai ensinar às crianças a filantropia cidadã e sensibilizar todos aqueles a que se dirigirem para pedir um donativo.

 

A iniciativa vai este ano para a segunda edição, depois de em 2012, mais de 72 mil crianças, em idade de creche e de jardim de infância, terem participado na causa.

 

O sucesso da iniciativa já ultrapassou fronteiras, com pedidos de ‘kits’ da Austrália, Brasil, Estados Unidos e Macau, o que, segundo Manuel Araújo, se deve à página oficial na rede social Facebook, que levou a mensagem a educadoras portuguesas ou a trabalhar em escolas portuguesas e que quisessem participar no Dia do Pijama.

 

Lusa