Maia inaugura duas escolas na próxima semana

A Câmara da Maia vai inaugurar dois novos centros escolares, na segunda e quarta-feira, nas freguesias de Folgosa e do Castelo, cujo investimento total é de 2,5 milhões de euros.

De acordo com informações prestadas à agência Lusa por fonte da autarquia, estes dois novos equipamentos construídos de raiz têm capacidade para acolher um total de 514 crianças.

O Centro Escolar de Folgosa, que vai ser inaugurado na segunda-feira à tarde, conta com três salas de jardim de infância, com capacidade para 75 crianças, e seis salas de ensino básico, que podem acolher 156 crianças.

"Ao nível do espaço exterior criaram-se grandes áreas pavimentadas e ajardinadas que serão arborizadas com espécies autóctones, numa lógica de educação ambiental e respeito pelo meio ambiente", acrescenta o município, que investiu nesta obra 1,2 milhões de euros.

O Centro Escolar de Mandim, com inauguração marcada para quarta-feira à tarde, conta com um jardim de infância, que pode receber 75 crianças e quatro salas de aula, com capacidade para 208 crianças.

Este novo espaço escolar, que representou um investimento de 1,3 milhões de euros, foi construído no terreno onde estava instalada a Escola EB1 de Mandim, que já se encontrava "completamente desadequada em termos construtivos", assinala a autarquia.

O aquecimento de água vai ser feito com recurso a painéis solares e o aquecimento do ar interior vai ser feito através de convetores de baixo consumo, avançou a autarquia.

No sentido de utilizar as condições ambientais para a manutenção dos espaços, vai ser instalado, em ambos os centros, um sistema de recolha e reaproveitamento de águas das chuvas para limpeza e rega dos espaços.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários