"Os menus saudáveis nas escolas e a prevenção sobre os refrigerantes foram medidas positivas, mas naturalmente não são suficientes. Temos de implementar outras medidas e é nessa sequência que desenvolvemos este plano", disse Pedro Ramos, durante a apresentação da nova estratégia do executivo para a área da alimentação.

A Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura é um plano multidisciplinar para o período 2017-2020 e visa "pôr a Madeira a comer melhor", sendo que envolve quatro secretarias do Governo Regional: Saúde, Educação, Agricultura e Inclusão e Assuntos Sociais.

"Há que saber comer bem. Não basta ter acesso aos alimentos, é necessário priorizá-los, é necessário escolher a alimentação adequada, é necessário associar isso ao exercício físico", sublinhou Pedro Ramos.

O governante explicou que o plano abrange toda a região autónoma através dos centros de saúde, das escolas, lares e outras associações de apoio social, bem como dos serviços da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas.

"Estamos preocupados com esta área [da alimentação saudável] e com a promoção da saúde e a prevenção da doença", disse, vincando que a obesidade é uma das situações mais fáceis de prevenir.

Os almoços servidos nas escolas de todo o mundo