Livro infantil de Patrick Modiano editado em Portugal em dezembro

O livro infantil “A História de Catherine”, de Patrick Modiano, escritor francês distinguido este ano com o Prémio Nobel de Literatura, é editado em Portugal, a 4 de dezembro.

Em comunicado, a Editorial Presença, que chancela a obra, afirma que a tradução de “Catherine Certitude” (título original) é de Álvaro Manuel Machado, escritor português que viveu exilado em Paris de 1967 a 1976, doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Sorbonne.

Segundo a mesma fonte, o livro, que conta com ilustrações deJean-Jacques Sempé, narra a história de Catherine, que usa óculos, tal como o pai, e que gostaria de se tornar bailarina, como a mãe, que vive em Nova Iorque.

“E porque tem de tirar os óculos para dançar, Catherine descobre a vantagem de poder viver em dois mundos diferentes: o mundo real, assim como ela o vê quando tem os óculos postos, e um mundo pleno de doçura, vago e suave, quando os tira. Um mundo onde dança como num sonho”, lê-se no comunicado da editora portuguesa.

“Com ‘A História de Catherine’, Modiano faz-nos mergulhar no universo terno de uma menina de nome estranho, cuja infância é passada no bairro da Gare du Nord, em Paris, durante os anos 1960”, acrescenta a Editorial Presença.

Do Nobel da Literatura 2015, saiu este mês o romance “As Avenidas Periféricas”, com a chancela da Porto Editora, até agora inédito em Portugal.

“As Avenidas Periféricas” receberam o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa. A ação da obra decorre numa aldeia junto de Fontainebleau, na altura da ocupação alemã, durante a II Guerra Mundial.

Comentários